sexta-feira, 6 de maio de 2011

Retrato- Cecilia Meireles 1E

Estes trabalhos foram desenvolvidos durante o primeiro bimestre de 2011, na Escola Estadual Caetano de Campos- Aclimação, pelos alunos da Profª Drª Vera Lúcia Grando.

Inicialmente a professora passou os conceitos e tabelas de Fonética e Fonologia, paralelamente aos conteúdos de cadernos de alunos e livros didáticos.

Depois de fazer em classe exercícios, apresentou poesias de Cecília Meireles aos alunos para que eles aplicassem os conceitos desenvolvidos ao longo do bimestre, dando-lhes tempo suficiente para que se preparassem para uma prova. Orientou-os sobre os possíveis itens que cairiam na prova e como deveriam estudá-los.

Após corrigir as provas individuais, a professora devolveu-as e solicitou-lhes que formassem grupos, corrigissem os seus erros e confrontassem as provas e as transformassem em um trabalho de grupo para o segundo bimestre a ser publicado no blog e complementado com novos estudos e conceitos até culminar a mostra de 2011 da escola.

Eis os trabalhos:


1E

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,

assim calmo,assim triste,assim magro,

nem estes olhos tão vazios,

nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,

tão paradas e frias e mortas;

eu não tinha este coração

que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,

tão simples, tão certa, tão fácil:

- Em que espelho ficou perdida

a minha face?

Camila Henrique de Lima

Jhenis Santos Coelho

Natasha Leite Fontan

1-Complete a tabela abaixo:

Encontre palavras no texto com sons: Escreva a palavra e circule as letras que representam os sons:

a-Consoante constritiva lateral -Espelho -/lh/

b-Consoante nasal- Assim -/m/

c-Consoante bilabial,oclusiva,oral- Lábio -/l/

d-Consoante construtivo vibrante simples- Coração - /r/

e-Consoante construtiva fricativa –Rosto- /s/

f-Consoante linguodental surda – Estas- /t/

g-Vogal,oral,baixa -Estas - /a/

h-Vogal,oral,reduzida –Face- /e/

i-Vogal nasal média –Não- /o/

j-Vogal oral aberta- Frias -/a/

2-Aponte o sujeito em uma frase e classifique-o.

R:”Eu não tinha este rosto de hoje...”

Eu:sujeito simples

3-Aponte o verbo e explique sua concordância com o sujeito :

R:”Eu não tinha este rosto de hoje” verbo ‘Tinha’ – Sua concordância com o núcleo do sujeito diz que ele não tinha o rosto de hoje.

4-Comente os efeitos que os sons do poema lhe causaram.

R:Este poema é muito interessante.É como se fosse um coração que está apaixonado e por isso está triste. Os sons são diferentes porque falamos de um jeito e escrevemos totalmente de outro.

5-Transcreva as frases Fonéticas para a ortografia convencional da Língua Portuguesa . A) Resposta:Eu não dei por esta mudança,tão simples,tão certa.tão fácil.

B) Resposta:Eu não tinha este coração que nem se mostra.


Charles R. Miranda

Robson S. Freire


1-
a- Lábios-/l/
b-Tinha=/nh/
c- lábios = /b/
d-coração=/r/
e-Fácil = /s/
F- Rosto =/t/
G-amargo=/a/
h-simples=/e/
i-tão=/o/
J-Face=/a/

2- Eu não tinha esse rosto hoje
R. Eu - Sujeito Simples


3- Eu não tinha esse rosto hoje
O Verbo ter concorda com o sujeito.


4.R. Som de vogais me causa...


5.a [Eu não dej pur esta mudasa , tãw siplis,tãw ,serta taw fasiw]
18.eu não deixo por esta mudança tão simples ,tão,certa,tão fácil
b-r.ew nãw tina esti kara sãw ki ne si mostrs]
r.eu não tinha este rosto são que nem se mostra

Geórgia Fernanda

Igor Silva

Natália Alves

Taiani Ariel


1- a) lábio-/l/

c- mãos- /m/

c)lá(b)io

d) paradas- /r/

e)sem- /s/

f) tinha- /t/

g) estas- /a/

h)face-/e/

i) ficou- /o/

j) (a)m(a)rgo

2- Eu não tinha...

Sujeito simples (eu)


3- O verbo FICOU está concordando como sujeito (a minha face),porque no poema a frase está colocada como uma pergunta : Em que espelho ficou perdida a minha face?

O verbo FICOU concorda com o sujeito,a minha face.

4- Cada som tem um tom diferente,quando se pronúncia a palavra,o efeito que causa é o eu- lírico não saber o que se passa na vida dele,está cheio de incertezas,e queria ser como era antes.

5-

a)Eu não sei,por está mudança tão simples,tão certa,tão fácil.

b)Eu não tinha este coração que nem se mostra.


Livia Silva Prado

Luani Cardoso Santos

Renato Silva DE Lima

Thainá Lima Viana

Victor Luiz Soares Alexandre Pereira

William Gonçalves Bandeira

1-Complete a tabela abaixo:

a-Consoante constritiva lateral :espelho-/lh/.

b-Consoante nasal :mudança- n/.

c-Consoante bilabial,oclusiva,oral :labio- /b/.

d-Consoante constritivo vibrante simples :coração-/ r/.

e-Consoante constritiva fricativa :força-/r/.

f-Consoante linguodental surda :tinha-/t/.

g-Vogal,oral,baixa :estas- /a/.

h-Vogal,oral,reduzida :simples-/e/.

i-Vogal nasal media :nã0- /õ/

j-Vogal oral aberta :frias- /a/

2-Aponte o sujeito em uma frase e classifique-o.

R:"Eu não tinha este rosto de hoje" Eu=sujeito simples.

3-Aponte um verbo e explique a sua concordância com o sujeito.

R:"Eu não tinha este coração"Tinha:verbo ter.

O verbo está concordando com o sujeito para dar sentido a frase

e concorda com o núcleo do sujeito.

4-Comente os efeitos que os sons do poema lhe causaram.

R:De tristeza.

5-Transcreva as frases fonéticas colocadas na lousa

para a ortografia convencional da Língua Portuguesa.

a-Eu não dei por está mudança,tão simples,tão certa,tão fácil.

b-Eu não tinha este coração que nem se mostra.

Matheus Silva dos Santos Teixeira

Rafael Raone Mendes

1- Complete a tabela abaixo:

Encontre palavras no texto com sons:

Escreva a palavra e circule as letras que representam os sons

a- Consoante constritiva lateral

L

b- Consonante nasal

Naw=ã

c- Consoante bilabial , oclusiva , oral

Permaneço= p

d- Consoante constritivo vibrante simples

Triste = r

e- Consoante constritiva fricativa

Desmorono = s

f- Consoante linguodental surda

Asa = s

g- Vogal , oral , baixa

Porque = o

h- Vogal , oral , reduzida

Sei = i

i- Vogal nasal media

õ

j- Vogal oral aberta

Asa = a

2- Aponte o sujeito em uma frase e classifique-o

R: Atravesso noites e dias – sujeito oculto – EU

3- Aponte um verbo e explique a sua concordância com o sujeito.

R: Eu não tinha este coração que nem se mostra.

Verbo : mostra e ele se refere ao coração do sujeito.

4- R=O poema causa bons efeitos, os sons causam uma impressão de expressão de um sentimento.

5- R= a) eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil.

b) eu não tinha este coração que nem se mostra.

Nenhum comentário: