Estes trabalhos foram desenvolvidos durante o primeiro bimestre de 2011, na Escola Estadual Caetano de Campos- Aclimação, pelos alunos da Profª Drª Vera Lúcia Grando.
Inicialmente a professora passou os conceitos e tabelas de Fonética e Fonologia, paralelamente aos conteúdos de cadernos de alunos e livros didáticos.
Após corrigir as provas individuais, a professora devolveu-as e solicitou-lhes que formassem grupos, corrigissem os seus erros e confrontassem as provas e as transformassem em um trabalho de grupo para o segundo bimestre a ser publicado no blog e complementado com novos estudos e conceitos até culminar a mostra de 2011 da escola.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
atravesso noites e dias
no vento.
Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço
- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
Diese Fernandes
Edmundo Soares
Erika Luana
Maria Aline Mesquita
Talita Silva
1.
a-Alegre
b- instante
d- desmorono
e-gozo
f-eterno
g-poeta
h-eterno
i- canto
j-não
l- poeta
2.R: “Eu canto porque o instante existe” – Sujeito simples: eu
3.R: “Não sinto gozo, nem tormento” – Verbo sentir concorda com o sujeito desinencial (eu). A concordância do verbo com o sujeito é que do sentir algo, e ele não sente o gozo nem tormento sentir.
4.R: Causam-me interesse, porque o poema tem os sons da fonética, e tem a rima que é bem legal e poemas são fáceis para interessar o leitor.
5-
a- Se desmorona ou se edifica
Se permaneço ou me desfaço
b- Eu canto porque o instante existe
E a minha vida esta completa
Everton Fernandes
Gabriel Santos
Jefferson Almeida
José Gleisson
1- Complete a tabela abaixo:
Encontre palavras no texto com sons: Escreva a palavra e circule as letras que representam os sons.
a- Consoante constritiva lateral-completa -/l/
b- Consonante nasal- Não- /n/
c- Consoante bilabial , oclusiva , oral- permaneço- /p/
d- Consoante constritivo vibrante simples -Triste -/r /
e- Consoante constritiva fricativa -Desmorono - /r/
f- Consoante linguodental surda- tudo- /t/
- Vogal , oral , baixa –dia- /a/
h- Vogal , oral , reduzida –eterno- /o/
i- Vogal nasal media –desmorono- /õ/2- Aponte o sujeito em uma frase e classifique-o
R: Atravesso noites e dias – sujeito oculto – EU
3- Aponte um verbo e explique a sua concordância com o sujeito.
R: Eu (sujeito simples) canto(verbo- ação,concorda com o núcleo do sujeito) porque o instante existe
4- Comente os efeitos que os sons do poema lhe causaram.
R:Tem rimas perfeitas e um momento de eco.
5- Transcreva as frases fonéticas colocadas na lousa para a ortografia convencional da Língua Portuguesa.
) [ Si dismoronú ow si edifiku
Si permanesu ow me disfasu ]
b) [ Ew kãtu purke o istãti eziste
I a minã vida istá kõpleta ]
A= [ Se desmorono ou se edifico
Se permaneço ou me desfaço ]
B= [ Eu canto porque o instante existe
E a minha vida está completa ]
Layla Lam
Nathalia Alencar
Kelly Rodrigues
1.Complete a tabela abaixo :
a.Consoante constritiva lateral :alegre-/l/
b.Consoante nasal : nem -/n/
c.Consoante bilabial,oclusiva,oral : permaneço-/p/
d.Consoante constritivo vibrante simples : triste -/r/
e.Consoante constritiva fricativa : fugidias-/f/
f.Consoante linguodental surda : tormento -/t/
g.Vogal oral baixa : /a/
h.Vogal oral reduzida : desmorono- /o/
i.Vogal nasal media : não -/õ/
j.Vogal oral aberta : dias- /a/
2.Aponte o sujeito em uma frase e classifique-o.
“Eu canto porque o instante existe”
Sujeito Simples =eu.
3.Aponte um verbo e explique a sua concordância com o sujeito.
“Não sinto gozo nem tormento”
Verbo sentir.A concordância do verbo com o sujeito,é que ele sente algo,
e ele não sente o gozo nem o tormento.Sentir concorda com o sujeito.
4.Comente os efeitos que os sons do poema lhe causaram.
Os sons são bem interessantes,eles me causaram interesse,porque o poema tem
os sons da fonética,e tem as rimas que são bem atrativas,e poemas geralmente
não são tão fáceis de se interessar,é isso,causou interesse.
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