sexta-feira, 6 de maio de 2011

Motivo-Cecília Meireles - 2A

Estes trabalhos foram desenvolvidos durante o primeiro bimestre de 2011, na Escola Estadual Caetano de Campos- Aclimação, pelos alunos da Profª Drª Vera Lúcia Grando.



Inicialmente, a professora passou os conceitos e tabelas de Fonética e Fonologia, paralelamente aos conteúdos de cadernos de alunos e livros didáticos.



Depois de fazer em classe exercícios, apresentou poesias de Cecília Meireles aos alunos para que eles aplicassem os conceitos desenvolvidos ao longo do bimestre, dando-lhes tempo suficiente para que se preparassem para uma prova. Orientou-os sobre os possíveis itens que cairiam na prova e como deveriam estudá-los.





Após corrigir as provas individuais, a professora devolveu-as e solicitou-lhes que formassem grupos, corrigissem os seus erros e confrontassem as provas e as transformassem em um trabalho de grupo para o segundo bimestre a ser publicado no blog e complementado com novos estudos e conceitos até culminar a mostra de 2011 da escola.





Eis os trabalhos:



2A



Motivo





Eu canto porque o instante existe



e a minha vida está completa.



Não sou alegre nem sou triste:



sou poeta.





Irmão das coisas fugidias,



não sinto gozo nem tormento.



atravesso noites e dias



no vento.





Se desmorono ou se edifico,



se permaneço ou me desfaço



- não sei, não sei. Não sei se fico



ou passo.





Sei que canto. E a canção é tudo.



Tem sangue eterno a asa ritmada.



E um dia sei que estarei mudo:



- mais nada.


Alan Yuji

Bruno Lombardi

Lucas Borges de Souza

Marcos Antônio

1 – a) Alegre

b) Minha

c) Completa

d) Alegre

e) Gozo

f) Instante

g) Poeta

h) Eterno

i) Irmão

j) Poeta

2.R: “Eu canto porque o instante existe” – Sujeito simples: eu

3.R: “Não sinto gozo, nem tormento” – Verbo sentir concorda com o sujeito desinencial (eu). Há concordância do verbo com o sujeito .

4.R: Causou-nos um efeito interessante ter um texto com uma linguagem e sons diferentes e inusitadamente colocados de forma que o texto fique gostoso de se ler.

5.R:a- Se desmorono ou se edifico

Se permaneço ou me desfaço

b- Eu canto porque o instante existe

E a minha vida esta completa




André



Motivo - Cecília Meirelles / Análise



Podemos encontrar nesta poesia elementos que dão suporte para análise mofológica, sintática e estilista.

Encontramos na primeira estrofe vinte palavras, na segunda estrofe quinze palavras, na terceira estrofe vinte palavras e na quarta e última estrofe vinte e três.

O que nos vale dizer que a primeira e a terceira estrofes são semelhantes ao números de palavras.

Na primeira estrofe existem seis verbos, dois deles transitivos( canto, existe ) e dois verbos de ligação ( estar, ser o qual aparece três vezes na poesia ).

Na segunda estofe há dois verbos transitivos diretos ( atravesso e sinto ).

Na terceira estrofe encontramos nove verbos intransitivos e na quarta estrofe tendo apenas um verbo de ligação.

Podemos dizer que as estrofes não são regulares em relação a transitividade , a regência dos verbos .

A poesia traz semelhanças entre as estrofes terceira e quarta, quanto ao número de substantivos e diferenças nas estrofes segunda e terceira ( 7 e 0 respectivamente).Já em relação ao número de adjetivos as mesmas semelhanças e diferenças 1ª e 4ª estrofes ( 2 adj ) e 2ª e 3ª estrofes ( 1 e 0 ).

Em cada poesia aparace pronomes de classificações diversas: eu - pessoal; minha - possessivo; me - reflexivo; que - relativo e tudo - indefinido.

Do ponto de vista sintático, entendemos que o sujeito - eu - predomina em toda a poesia seja ela simples, marcado pelo pronome.

Há dois verbos na primeira estrofe com três orações cada.Predominam as orações coordenadas.

Na segunda estrofe há dois períodos com orações diferentes.

Na terceira estrofe há dois períodos com orações coordenadas e subordinadas e na última estrofe há quatro períodos com orações coordenadas e subordinadas.

Do ponto de vista estético temos rimas cruzadas, perfeitas.






Brenda



Simone



Thaumã



Tiago






1-





a-Consoante constritiva lateral -Alegre



b-Consoante nasal - Canto



c- Consoante bilabial, oclusiva, oral-Passo



d-Consoante constritivo vibrante simples- Alegre



e-Consoante construtiva fricativa-Vento



f-Consoante linguodental surda -Instante



g-Vogal, oral, baixa -Coisas



h- Vogal, oral, reduzida-Tormento



i-Vogal nasal media- Gozo



j-Vogal oral aberta- Está





2- EU canto porque o instante existe . Eu= sujeito simples.




3- Verbo : CANTO . Concorda com o núcleo do sujeito ( eu)

4- Nesse poema , o autor fala da vida dele,a qual não é alegre nem triste , que ele ( o autor ) canta na canção . Ele tem por elas ( canções) um sangue eterno .

5- A - Se desmorono ou se edifico . Se permaneço ou na desfaço .
B- Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa .










Bruna Aparecida de Jesus Papeschi



Bruno dos Reis



Leonardo Janini



Luciana Camargo



Mauro Sérgio Da cruz Silva



Thaina Andrade







1-Complete a tabela abaixo.



Encontre palavras no texto com sons .



Escreva a palavra e circule as letras que representam os sons:



a-Consoante constritiva lateral -Alegre



b-Consoante nasal - Canto



c- Consoante bilabial, oclusiva, oral-Passo



d-Consoante constritivo vibrante simples- Alegre



e-Consoante construtiva fricativa-Vento



f-Consoante linguodental surda -Instante



g-Vogal, oral, baixa -Coisas



h- Vogal, oral, reduzida-Tormento



i-Vogal nasal media- Gozo



j-Vogal oral aberta- Está





2- Aponte o sujeito em uma frase e classifique-o.



R: Eu canto porque o instante existe. Eu = sujeito simples.



3-Aponte o verbo e explique a sua concordância com o sujeito.



R:Eu canto porque o instante existe. Canto= Presente do Indicativo,



1° pessoa no singular. O verbo concorda com o sujeito.



4- Comente os efeitos que os som do poema lhe causaram.



R: O poema não apresenta muita rima. Ele causa uma sensação triste, dúvidas sobre algo.



O poema não traz uma sensação de coisa “viva”, parece algo desanimado, quase morrendo.



Com o estudo fonético foi possível saber a forma de ler de uma letra na palavra,



se o tom era mais baixo ou agudo. Podemos perceber melhor o movimento da língua e da boca.



5-Transcreva as frases fonéticas colocadas na lousa para a ortografia convencional



da Língua Portuguesa.



a. Se desmorono ou se edifico Se permaneço ou me desfaço.



b. Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa.







Cauan Felipe Anacleto Bueno
Gustavo Eduardo Monteiro Martins
Janaína Da Costa Lima
Josiel Alves Dos Santos
Laíz Victória Alves De Oliveira






1.



a. alegre-/l/



b. minha-/mh/



c. porque-/p/



d. ritmada-/t/



e. vida- /v/



f. triste- /t/



g. estarei-/a/



h. ou-/u/



i. não- /õ/



j. E -A- /a/





2. Sei que canto.:



Sujeito desinencial, oculto: eu





3. Sei que canto.:



Os verbos saber e cantar estão na primeira pessoa do singular, assim



como o sujeito, oculto eu.





4. O poema representa os fonemas, a ortografia e etc.





5. a. Não sou alegre nem sou triste:



Sou poeta.



b. Se desmorono ou se edifico,



Se permaneço ou me desfaço.



---
Se receber confirma ai :)




Thaís Morais A. Oliveira

1.
a) alegre
b) permaneço
c) poeta
d) eterno
e) vento
f) tormento
g) -a
h) ei
i) –tudo
j) asa

2. Eu canto porque o instante existe .
Eu : Sujeito simples.

3 . Eu canto porque o instante existe .
canto : Verbo
Nesse caso o verbo concorda com o núcleo do sujeito, porque indica quem canta - eu –que está na 1°pessoa .

4. Causaram-me um efeito de rima , pois traz muitas rimas e tristeza transmitida pelas palavras da poeta .

5 . a) Se demoro ou se edifico
Se permaneço ou me desfaço

b) Eu canto porque o instante existe .
E a minha vida esta completa .









Thales Souza
Victor Yamamoto



1-Complete a Tabela abaixo:



a- Alegre- /l/



b--Minha-/ nh/-Instante-/n/



c- Porque-/p/



d- Desmorono -/r/



e- Fico - /f/



f- Ritmada- /t/



g- Passo- /a/



h- Não-/o/



i- Irmãos- /õ/



h- Está - /a/





2-Aponte o sujeito em uma frase,classifique-o



Eu , canto porque o instante existe.



Sujeito simples: Eu





3-Aponte o verbo e explique a sua concordância com o sujeito



Eu canto porque o instante existe



O verbo existe está concordando com o sujeito que está no singular.



4- Comente os efeitos que os sons do poema lhe causam.





Os efeitos do sons o poema são bem diversos. Num simples poema,uma variedade imensa de sons. Mesmo sendo tão complicado é ,ao mesmo tempo simples e imperceptível para o leitor .ou seja, nada.





5-Transcreva as frases fonéticas colocadas na lousa para a ortografia convencional



da língua portuguesa.



a- Se desmorono ou se edifico,



Se permaneço ou me desfaço



b- Eu canto porque o instante existe



E a minha vida está completa.

Nenhum comentário: