terça-feira, 17 de maio de 2011

Biografia- Cecília Meireles-2A

Rita de Cássia

Biografia

Cecília Benevides de Carvalho Meireles (Rio de Janeiro, 7 de novembro de 1901 — Rio de Janeiro, 9 de novembro de 1964) foi uma poetisa, pintora, professora e jornalista brasileira. É considerada umas das vozes líricas mais importantes das literaturas de língua portuguesa.

Órfã de pai e de mãe, Cecília foi criada por sua avó portuguesa, D. Jacinta Garcia Benevides. Aos nove anos, ela começou a escrever poesia. Frequentou a Escola Normal no Rio de Janeiro, entre os anos de 1913 e 1916. Como professora, estudou línguas, literatura, música, folclore e teoria educacional.

Embora vivesse sob a influência do Modernismo, apresentava ainda, em sua obra, heranças do Simbolismo e técnicas do Classicismo, Gongorismo, Romantismo, Parnasianismo, Realismo e Surrealismo, razão pela qual a sua poesia é considerada atemporal.

No ano de 1922, ela se casou com o artista plástico português Fernando Correia Dias, com quem teve três filhas. Seu marido, que sofria de depressão aguda, suicidou-se em 1935. Voltou a se casar, no ano de 1940, quando se uniu ao professor e engenheiro agrônomo Heitor Vinícius da Silveira Grilo, falecido em 1972

Teve ainda importante atuação como jornalista, com publicações diárias sobre problemas na educação, área à qual se manteve ligada, tendo fundado, em 1934, a primeira biblioteca infantil do Brasil. Observa-se ainda seu amplo reconhecimento na poesia infantil com textos como Leilão de Jardim, O Cavalinho Branco, Colar de Carolina, O mosquito escreve, Sonhos da menina, O menino azul e A pombinha da mata, entre outros. Com eles traz para a poesia infantil a musicalidade característica de sua poesia, explorando versos regulares, a combinação de diferentes metros, o verso livre, a aliteração, a assonância e a rima.

Minha Opinião

"Há pessoas que nos falam e nem as escutamos;

há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam

mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossa vida

e nos marcam para sempre" (Cecília Meireles)

Em relação a biografia de Cecília Meireles, me parece que a infância dela foi de muita solidão, e que ela teve que lutar muito para chegar no lugar em que ela chegou . Mesmo com a ajuda da avó, é difícil "subir como ela subiu" . Desde nova ela tinha tal talento de escrever. Desde pequena falava que sabia lidar com a morte, pois sempre esteve lado-a-lado dela, pelo fato de teu pai ter falecido 3 meses após teu nascimento e sua mãe antes de completar 3 anos .

"Nasci aqui mesmo no Rio de Janeiro, três meses depois da morte de meu pai, e perdi minha mãe antes dos três anos. Essas e outras mortes ocorridas na família acarretaram muitos contratempos materiais, mas, ao mesmo tempo, me deram, desde pequenina, uma tal intimidade com a Morte que docemente aprendi essas relações entre o Efêmero e o Eterno. "

Um comentário:

Rodrigo Siqueira disse...

Olá...
Gostei muito do blog, e gostaria de oferecer uma parceria!

Favor entrar em contato
pelo rodrigo(arrobas)seruniversitario.com.br

PS: Trocar "(arrobas)" por @.

Ser Universitário

Abraço