Estes trabalhos foram desenvolvidos durante o primeiro bimestre de 2011, na Escola Estadual Caetano de Campos- Aclimação, pelos alunos da Profª Drª Vera Lúcia Grando.
Depois de fazer em classe exercícios, apresentou poesias de Cecília Meireles aos alunos para que eles aplicassem os conceitos desenvolvidos ao longo do bimestre, dando-lhes tempo suficiente para que se preparassem para uma prova. Orientou-os sobre os possíveis itens que cairiam na prova e como deveriam estudá-los.
Após corrigir as provas individuais, a professora devolveu-as e solicitou-lhes que formassem grupos, corrigissem os seus erros e confrontassem as provas e as transformassem em um trabalho de grupo para o segundo bimestre a ser publicado no blog e complementado com novos estudos e conceitos até culminar a mostra de 2011 da escola.
Eis os trabalhos:
1B
Noite
Úmido gosto da terra,
cheiro de pedra lavada,
- tempo inseguro do tempo!-
sombra do flanco da serra,
nua e fria, sem mais nada.
Brilho das areias pisadas,
sabor de folhas mordidas,
-lábio da voz sem ventura!-
suspiro das madrugadas
sem coisas acontecidas.
A noite abria a frescura
dos campos todos molhados,
-sozinha, com o seu perfume!-
preparando a flor mais pura
com ares de todos os lados.
Bem que a vida estava quieta.
Mas passava o pensamento...
- de onde vinha aquela música?
E era uma nuvem repleta,
entre as estrelas e o vento.
Bruna Araujo
Caroline Arcanjo
Cintía
Gustavo
Matheus
Rafaella
1-Encontre palavras no texto com sons solicitados abaixo. Escreva a palavra e circule as letras que representam os sons.
a- Consoante constritiva lateral
Resp: Flanco-L
b- Consoante nasal
Resp: Pensamento- N, M
c- Consoante bilabial, oclusiva , oral
Resp: pura- /p/
d- Consoante constritiva vibrante
simples Resp: Brilho-R
e- Consoante constritiva fricativa
Resp: Ventura-V
f- Consoante linguodental surda
Resp: Ventura- T
g- Vogal,oral,baixa
Resp: Areias- A
h- Vogal, oral, reduzida
Resp: Gosto- o
i- Vogal nasal média
Resp: onde-õ
j- Vogal oral aberta
Resp: Abria-A
2-Aponte o sujeito em uma frase e classifique-o.
Resp: Noite, simples.
3-Aponte um verbo e explique a sua concordância com o sujeito.
Resp: A vida estava quieta. O verbo estar concorda com o núcleo do sujeito: vida
4-Comente os efeitos que os sons do poema lhe causaram.
Resp: A maioria dos sons rimam ao término do verso ou da estrofe.
5- Transcreva as frases fonéticas colocadas na lousa para a ortografia convencional da Língua Portuguesa.
Resp: A: A noite abria a frescura dos campos todos molhados.
Resp: B: Bem que a vida está quieta, mas passava o pensamento.
Bruna Dantas Cintra
Eduardo Alves
Jorge dos Santos Barros
Juliana Leôncio Moliani
Laís Rodrigues da Silva
Rodrigo Carlos Santana
1-Complete a Tabela abaixo :
Encontre as palavras no texto :
a- Consoante constritiva lateral -Brilho-/lh/
b- Consoante nasal-noite- /n/
c- Cansoante bilabial, oclusiva, oral - Perfume- /p/
d- Consoante constritivo vibrante simples - cheiro-/r/
e- Consoante constritiva fricativa -Sozinha- /S/
f- Consoante linguodental surda -Ventura-/t/
g- Vofal, oral, baixa -/a/
h- Vogal, oral, reduzida-tempo-/o/
i- Vogal nasal média -acontecidas-/õ/
j- Vogal oral aberta - /a/
2- aponte o sujeito em uma frase e classifique-o.
Resposta : A noite abria a frescura .
-sujeito simples
3-Aponte um verbo e explique a sua concordância com o sujeito.
Resposta: A noite abria a frescura .
- verbo de concordância com o sujeito
4- Comente os efeitos que os sons do poema lhe causaram
Resposta: Achamos que o poema mostra um ar de tranquilidade, sem preocupações com o mundo de mundo de fora . O texto também fala sobre cheiros, arômas que nos mostra a clareza dos gestos, movimentos e objetos.
5- Transcreva as frase fonéticas colocadas na lousa para a ortografia convencional da Língua Portuguesa :
a) [A nojtsi abria a freskura dus kãpus todus mohados]
Resposta : A noite abria a fresncura dos campos todos molhados
b) [Bej kia vida istava kieta Mas pasava o pensamêntu]
Resposta : Bem que a vida quieta. Mas passava o pensamento.
Caroline Arcanjo dos Reis
Cássia Crispim da Silva
Jean Farias da Silva
1 - Complete a tabela abaixo:
Encontre palavras no texto com sons: Escreva a palavra e circule as letras que representam os sons
a) Consoante constritiva lateral completa - (l)
b) Consoante nasal Perfume - (m)
c) Consoante bilabial, oclusiva, oral abria- (b)
d) Consoante constritivo vibrante simples abria- (r)
e) Consoante constritiva fricativa fria- (f)
f) Consoante linguodental surda repleta (t)
g) Vogal, oral, baixa Nua (a), Fria (a)
h) Vogal, oral, reduzida vento (o)
i) Vogal nasal média Com (om)
j) Vogal oral aberta A (a), o (o)
2 - Aponte o sujeito em uma frase e classifique-o.
A noite abria a frescura.
A noite - (sujeito); Abria (verbo - passado)
3 - Aponte um verbo e explique a sua concordância com o sujeito.
A noite abria a frescura.
Abria (verbo - passado, concorda com o sujeito)
4 - Comente os efeitos que os sons do poema lhe causaram.
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5 - Transcreva as frases fonéticas colocadas na lousa para a ortografia convencional da Língua Portuguesa.
a) [A nojtsi abria a freskura dus kãpus todus moladas]
A noite abria a frescura dos campos todos molhados
b) [Bej ki a vida istava kieta mas pasava o pesametu]
Bem que a vida estava quieta mas passava o pensamento.
EdlâniaPereira de Souza
Liamar Érika Morioka
Pamela Soares
Veronica Meri
1- Complete a tabela abaixo:
a- consoante constritiva lateral: l
b-consoante nasal: n, m
c-consoante bilabial, oclusiva, oral: p, b
d- consoante constritivo vibrante simples: r
e- consoante constritiva fricativa: v
f- consoante linguodental surda: t, d
g- vogal, oral, baixa: a
h- vogal, oral, reduzida: i, u
i-vogal nasal media: ô
j- vogal oral aberta:á, é, ó
2- Aponte o sujeito em uma frase e classifique-o.
"bem que a vida estava quieta" suj. simples
3- Aponte um verbo e explique a sua concordância com o sujeito.
"bem que a vida estava quieta" verbo(estava).
A palavra "quieta" está dando um sentido a palavra "vida" e o verbo " estava" concorda com o núcleo do sujeito "vida".
4-Comente os efeitos que os sons do poema lhe causaram
-Gostei do eco que há no poema. Para muitas pessoas seriam desagradáveis, mas eu gostei do efeito. (Liamar)
-Eu entendo que o poema quer dizer que tudo era parado, e havia uma música da qual não sabiam de onde viam (Verônica)
5- Transcreva as frases fonéticas colocadas na lousa para a ortografia convencional da língua portuguesa
a- A noite abria a frescura dos campos por todos os lados
b- Bom que a vida estava quieta.
Jhonemi Ferreira David
Letícia Morais do Nascimento
Suellyne Nagano
1- A – Consoante construtiva lateral: lavada, flor, lábio- /l/
B – Consoante nasal: Úmido, tempo, mas. -/m/
C – Consoante bilabial, oclusiva, oral: sombra, pedra, repleta- /b/,/p/
D – Consoante construtivo vibrante simples: areias, estrelas, suspiro - /r/
E - Consoante construtiva fricativa: fria, serra -/f/,/s/
F – Consoante linguodental surda: terra, gosto, acontecidas- /t/
G – Vogal, oral, baixa: frescura , música, uma -/a/
H – Vogal, oral, reduzida: noite, entre, vento -/e/,/o/
I – Vogal nasal média: onde, com /õ/
J – Vogal oral aberta: Toda a palavra do texto tem uma vogal oral aberta, mas vou destacar uma TERRA./e/,/a/
2- Aponte o sujeito em uma frase e classifique-o.
R: “A noite abria a frescura”. (sujeito simples- a noite)
“Brilho de areias pisadas”. (sujeito simples)
3- Aponte um verbo e explique sua concordância com o sujeito.
R: “A noite abria a frescura”. – verbo abria concorda com o núcleo do sujeito ‘noite’-3ª pessoa do singular
4- Comente os efeitos que os sons do poema lhe causaram.
R: Causou- me uma boa sensação, porque lendo o poema eu fui imaginando por exemplo a praia com o céu estrelado.
- O poema tem rimas, mas se você não ler direito ou não prestar atenção não conseguirá achar onde esta a rima, pois não é uma rima em cada frase, mas poucas rimas em uma estrofe.
5- Transcreva as frases fonéticas colocadas na lousa para a ortografia convencional da Língua Portuguesa.
a- “A noite abria a frescura
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