terça-feira, 17 de abril de 2012

Graciliano Ramos - São Bernardo- 2B

Karina Silva
Kelvia Karine
Kelly Rodrigues
Maria Aline
Talita Silva


Graciliano Ramos


O autor e a Obra




1- Principais dados biograficos sobre o autor

Graciliano Ramos, foi um romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista brasileiro do século XX, mais conhecido por seu livro Vidas Secas (1938)
Graciliano Ramos viveu os primeiros anos em diversas cidades do Nordeste brasileiro. Terminando o segundo grau em Maceió, seguiu para o Rio de Janeiro, onde passou um tempo trabalhando como jornalista. Voltou para o Nordeste em setembro de 1915, fixando-se junto ao pai, que era comerciante em Palmeira dos Índios, Alagoas. Neste mesmo ano casou-se com Maria Augusta de Barros, que morreu em 1920, deixando-lhe quatro filhos.
Foi eleito prefeito de Palmeira dos Índios em 1927, tomando posse no ano seguinte. Ficou no cargo por dois anos, renunciando a 10 de abril de 1930. Segundo uma das auto-descrições, Quando prefeito de uma cidade do interior, soltava os presos para construírem estradas.Os relatórios da prefeitura que escreveu nesse período chamaram a atenção de Augusto Frederico Schmidt, editor carioca que o animou a publicar Caetés (1933).
Entre 1930 e 1936 viveu em Maceió, trabalhando como diretor da Imprensa Oficial, professor e diretor da Instrução Pública do estado. Em 1934 havia publicado São Bernardo, e quando se preparava para publicar o próximo livro, foi preso em decorrência do pânico insuflado por Getúlio Vargas após a Intentona Comunista de 1935. Com ajuda de amigos, entre os quais José Lins do Rego, consegue publicar Angústia (1936), considerada por muitos críticos como sua melhor obra.
Em 1938 publicou Vidas Secas. Em seguida estabeleceu-se no Rio de Janeiro, como inspetor federal de ensino. Em 1945 ingressou no antigo Partido Comunista do Brasil - PCB (que nos anos sessenta dividiu-se em Partido Comunista Brasileiro - PCB - e Partido Comunista do Brasil - PCdoB), de orientação soviética e sob o comando de Luís Carlos Prestes;nos anos seguintes, realizaria algumas viagens a países europeus com a segunda esposa, Heloísa Medeiros Ramos, retratadas no livro Viagem (1954).Ainda em 1945, publicou Infância, relato autobiográfico.
Adoeceu gravemente em 1952. No começo de 1953 foi internado, mas acabou falecendo em 20 de março de 1953, aos 60 anos, vítima de câncer do pulmão.

2-Escola Literária a que pertence o autor

Graciliano Ramos se enquadra na escola Neo-Realista.


3- Características da escola literária

A escola Literária é na qual os escritores retomam as críticas e as denúncias aos grandes problemas sociais do Brasil.
Os assuntos místicos, religiosos e urbanos também são retomados.


4-Identifique e classifique a obra


Ela é do tempo do Romantismo, pela forma que e editada e escrita

Graciliano Ramos- São Bernardo - 2B

Edmundo Soares

Biografia



Graciliano Ramos nasceu no dia 27 de outubro de 1892, na cidade de Quebrangulo, sertão de Alagoas, filho primogênito dos dezesseis que teriam seus pais, Sebastião Ramos de Oliveira e Maria Amélia Ferro Ramos. Viveu sua infância nas cidades de Viçosa, Palmeira dos Índios (AL) e Buíque (PE), sob o regime das secas e das suas que lhe eram aplicadas por seu pai, o que o fez alimentar, desde cedo, a idéia de que todas as relações humanas são regidas pela violência. Em seu livro autobiográfico "Infância", assim se referia a seus pais: "Um homem sério, de testa larga, dentes fortes, queixo rijo, fala tremenda; uma senhora enfezada, agressiva, ranzinza (...), olhos maus que em momentos de cólera se inflamavam com um brilho de loucura". Em 1894, a família muda-se para Buíque (PE), onde o escritor tem contacto com as primeiras letras. Em 1904, retornam ao Estado de Alagoas, indo morara em Viçosa. Lá,Graciliano cria um jornalzinho dedicado às crianças, o "Dilúculo". Posteriormente, redige o jornal "Echo Viçosense", que tinha entre seus redatores seu mentor intelectual, Mário Venâncio. Em 1905 vai para Maceió, onde freqüenta, por pouco tempo, o Colégio Quinze de Março, dirigido pelo professor Agnelo Marques Barbosa.

Escola Literária a que pertenceu o autor.

A obra São Bernardo, de Graciliano Ramos, apesar de pertencer à Segunda Geração Modernista, cujos propósitos, em prosa, ligam-se à denúncia social, à apresentação questionadora e crítica do Brasil, afasta-se, ao mesmo tempo, da mesma.

Características da escola Literária.

A escola literária de Vidas Secas é, indubitavelmente, o sertanismo. Graciliano Ramos é tido como um dos maiores sertanistas de nossa moderna literatura. Dentre suas obras a que eu, particularmente, mais gosto é São Bernardo, um típico romance ambientado no sertão.

Identifique e Classifique a Obra.

Com a publicação de São Bernardo (1934), Angústia (1936) e Vidas Secas (1938), Graciliano Ramos tornou-se, na opinião de muitos críticos, o grande ficcionista da década de 30 e um dos maiores de toda a literatura brasileira. Tal reconhecimento resulta não apenas do fato de ele ter denunciado, de modo mais contundente que outros de sua geração, a miséria e a violência do Nordeste e da realidade brasileira, mas também do fato de ele ter sabido incorporar esse universo, com originalidade, ao próprio estilo de sua narrativa. A prosa de Graciliano Ramos reproduz algumas qualidades do próprio universo que ele critica, de onde o seu estilo "seco", "rude" e "tenso", onde não parece haver lugar para qualquer frouxidão ou romantismo. São Bernardo é narrado em primeira pessoa e compõe em tom confessional o retrato de Paulo Honório, um fazendeiro inculto e embrutecido, amargo e solitário que, aos 50 anos e diante de uma vida estagnada, decide escrever sua autobiografia. Paulo tenta, a princípio, obter a ajuda de amigos que conheçam melhor a arte da escrita, mas o desentendimento quanto ao tom e ao estilo o levam a assumir a narrativa. Sua intenção não é a de compor um elogio ou um retrato favorável a si mesmo, mas a de repassar e entender a própria vida, buscando o sentido de uma existência frustrada, que se revela vazia após o suicídio de sua jovem esposa, Madalena. De origem humilde, Paulo Honório foi um homem enérgico e empreendedor, que orientou a vida para conquistas, obtidas - como a fazenda "São Bernardo" - muitas vezes com manobras inescrupulosas. Sua trajetória de ascensão social foi a de um lutador que sobreviveu ao sertão e soube se servir de "bons negócios". Foi também como "bom negócio" que ele viu seu casamento com Madalena, professora pobre e idealista, "mulher instruída" capaz de lhe dar um bom herdeiro. Porém, o espírito benévolo da esposa, sempre solidária com os empregados da fazenda, choca-se frontalmente com os métodos brutais do marido, que chega a suspeitá-la de "comunista", "subversiva" e "adúltera". O filho que tem recebe por fim o desamor do pai. Mais do que uma obra de denúncia social, São Bernardo é um grande romance sobre a dúvida e o ciúme, que se filia diretamente ao Dom Casmurro de Machado de Assis. Assim, deve-se ler a ruína da relação de Paulo Honório e Madalena tendo-se em mente Bentinho e Capitu. É na aproximação com a obra do mestre que se avalia melhor o gênio e os limites de Graciliano. São Bernardo é certamente um grande romance, mas peca por possuir um narrador pouco verossímil: a consciência limitada e angustiada de Paulo Honório, que busca em vão compreender o seu drama com Madalena, não se casa bem com a escrita culta e refinada de Ramos.

Graciliano Ramos- São Bernardo-2A

Trabalho de Literatura

Professora Drª Vera Lúcia Grando


Bianca da Silva
Brenda Carolina
Bruna Dantas
Bruno Andrade
Caroline Arcanjo
Charles Miranda

I - AUTOR E A OBRA

1 - Principais dados biograficos sobre o autor.

Graciliano Ramos de Oliveira (Quebrangulo, 27 de outubro de 1892 — Rio de Janeiro, 20 de março de 1953)foi um romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista brasileiro do século XX, mais conhecido por seu livro Vidas Secas (1938)
Graciliano Ramos viveu os primeiros anos em diversas cidades do Nordeste brasileiro. Terminando o segundo grau em Maceió, seguiu para o Rio de Janeiro, onde passou um tempo trabalhando como jornalista.
1915 casou-se com Maria Augusta de Barros, que morreu em 1920, deixando-lhe quatro filhos.
Foi eleito prefeito de Palmeira dos Índios em 1927, tomando posse no ano seguinte. Ficou no cargo por dois anos, renunciando a 10 de abril de 1930.
Entre 1930 e 1936 viveu em Maceió, trabalhando como diretor da Imprensa Oficial, professor e diretor da Instrução Pública do estado. Em 1934 havia publicado São Bernardo,e quando se preparava para publicar o próximo livro, foi preso em decorrência do pânico insuflado por Getúlio Vargas após a Intentona Comunista de 1935. Com ajuda de amigos, entre os quais José Lins do Rego, consegue publicar Angústia (1936), considerada por muitos críticos como sua melhor obra.
Em 1938 publicou Vidas Secas. Em seguida estabeleceu-se no Rio de Janeiro, como inspetor federal de ensino. Em 1945 ingressou no antigo Partido Comunista do Brasil - PCB (que nos anos sessenta dividiu-se em Partido Comunista Brasileiro - PCB - e Partido Comunista do Brasil - PCdoB), de orientação soviética e sob o comando de Luís Carlos Prestes; nos anos seguintes, realizaria algumas viagens a países europeus com a segunda esposa, Heloísa Medeiros Ramos, retratadas no livro Viagem (1954).Ainda em 1945, publicou Infância, relato autobiográfico.
Adoeceu gravemente em 1952. No começo de 1953 foi internado, mas acabou falecendo em 20 de março de 1953, aos 60 anos, vítima de câncer do pulmão.

2 - Escola literária a que pertence o autor.

Modernismo .

3 - Características da escola literária.

1930 - 1945 segunda fase do modernismo.
Características do modernismo (segunda fase). Um período rico na produção poética e também na prosa. Maior preocupação com o destino do homem substituindo o caráter destruidor pela intenção construtiva recomposição de valores e configuração da nova ordem estética.

4 - Identifique e classifique a obra.

É uma narrativa, que é narrada na primeira pessoa e compõe em tom confessional o retrato de Paulo Honório (um fazendeiro inculto e embrutecido, amargo e solitário que, aos 50 anos e diante de uma vida estagnada, decide escrever sua autobiografia). Um romance mas peca por possuir um narrador pouco verossímil: a consciência limitada e angustiada de Paulo Honório, que busca em vão compreender o seu drama com Madalena, não se casa bem com a escrita culta e refinada de Ramos.

Graciliano Ramos - São Bernardo-2B

Nathália Santos
Lucas Macedo
Suellynne
Giovanni Millito
Annanda Carolina
Liamar Érika

Trabalho de Leitura sobre Graciliano Ramos

O autor e a obra

1. Principais dados biográficos sobre o autor.



Graciliano Ramos (1892-1953) nasceu em Quebrângulo , em Alagoas. O primeiro de dezesseis irmãos de uma família de classe média do sertão nordestino, o autor passou sua infância entre Buíque (PE) e Viçosa (AL). Cursou o Ensino Médio em Maceió e, em , 1910, sua família se estabeleceu na cidade alagoana de Palmeiras dos Índios. Em 1914, mudou-se para o Rio De Janeiro a fim de trabalhar nos jornais cariocas, mas, com a morte de três irmãos, vitimados pela peste bubônica, retornou no ano seguinte a Palmeiras dos Índios. Graciliano casou-se e estabeleceu-se nessa cidade, fazendo jornalismo e política, a chegou a ser prefeito de Palmeiras dos Índios entre 1928 e 1930.


2. Escola literária a que pertence o autor.


Pertenceu a escola Neo-Realista que retoma aos grandes problemas sociais do Brasil.


3.Características da escola literária.


Fala da realidade com uma linguagem direta e típica de região.


4. Identifique e classifique a obra.


S.Bernardo é o segundo romance crítico considerado a obra mais importante de ficção do movimento modernista.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Cursos Preparatórios para o Vestibular

Se você quer mais oportunidades para se preparar para o vestibular, confira, a seguir, vários cursinhos com preços populares ou gratutito e bom estudo.


Confira a lista com os cursinhos oferecidos, e informações de contato:
Cursinho Uneafro
  • Quantidade de vagas: 250
  • Inscrições: até janeiro de 2012.
  • Taxa de inscrição: R$ 5
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  • Telefone: (11) 4111-9383 / (11) 3105-2516 ramal 3
  • E-mail: uneafrobrasil@gmail.com
  • Site: http:///www.uneafrobrasil.org
Cursinho Henfil
  • Quantidade de vagas: 13.300
  • Período de inscrições: Até fevereiro de 2012
  • Taxa de inscrição: R$ 30
  • Mensalidade: Entre R$ 63,50 e R$ 166,55
  • Endereços: Unidade Paulista – Av. Paulista, 1776, (11) 3262-4496 / Unidade Tatuapé – Rua Pe. Estevão Pernet, 389, (11) 2097-4096 / Unidade Guarulhos – Av. Tiradentes, 1281, (11) 2229-1640 / Unidade Osasco – Rua Natanael Tito Salmon, 42, (11) 3681-1140 / Unidade SBC – Rua Marechal Deodoro, 2088, (11) 4335-1719 / Unidade Santo André – Rua Senador Flaquer, 282, (11) 4438-1111 / Unidade Mauá – Rua Rui Barbosa, 60, (11) 4516-2466 / Unidade Diadema – Rua São Jorge, 227, (11) 4056-7705
  • E-mail: aluno@cursinhohenfil.org.br
  • Site: http://www.cursinhohenfil.org.br
Cursinho da Poli
  • Quantidade de vagas: 8.000
  • Período de inscrições: Até fevereiro de 2012
  • Taxa de matrícula: Primeira parcela da mensalidade
  • Mensalidade: Entre R$ 116,00 e R$ 303,00 (varia de acordo com a carga horária e o plano escolhido)
  • Bolsa de estudos: Mediante avaliação sócio-econômica
  • Endereços: Lapa – Av. Ermano Marchetti, 576 / Itaquera – Rua Sabbado D´Angelo, 2078 / Santo Amaro – Rua Desembargador Bandeira de Mello, 468
  • Telefone: 11-2145-7654
  • E-mail: ouvidoria@cursinhodapoli.org.br
  • Site: http://www.cursinhodapoli.org.br
Cursinho MedEnsina (Cerqueira César)
  • Quantidade de vagas: 190
  • Período de inscrições: 21 e 22 de janeiro de 2012
  • Taxa de inscrição: R$ 25
  • Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 455 – subsolo (Cerqueira César)
  • Telefone: (11) 3061-9292
  • Site: http://www.medensina.com
Cursinho do XI (Centro)
  • Quantidade de vagas: 80
  • Período de inscrições: Até o início de janeiro
  • Taxa de inscrição: R$ 40
  • Mensalidade: Entre R$ 122 e R$ 176
  • Bolsa de estudos: Prova específica
  • Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antonio, 277 – 5º Andar (Centro)
  • Telefones: (11) 3101-4583 / (11) 3107-6293
  • E-mail: contato@cursinhodoxi.com.br
  • Site: http://www.cursinhodoxi.com.br
Cursinho Vinte de Novembro (Bom Retiro)
  • Quantidade de vagas: 80
  • Período de inscrições: Até final de janeiro de 2012
  • Taxa de matrícula: R$ 50
  • Mensalidade: R$ 160 a R$ 200 (desconto de 50% para quem se matricular em dezembro e de 20% para quem se matricular em janeiro)
  • Bolsa de estudos: De 10% a 50% dependendo da avaliação sócio-econômica após pagamento de matrícula
  • Endereço: Av. Tiradentes, 848 (Bom Retiro)
  • Telefone: (11) 3105-5539 / (11) 3101-6113
  • Site: http://www.vintedenovembro.com.br
Cursinho Popular (Consolação)
  • Quantidade de vagas: 800
  • Período de inscrições: Até fevereiro de 2012
  • Taxa de inscrição: R$ 60
  • Mensalidade: De R$ 113 a 191 (a cada mês, o valor é reduzido de 3 a 5%)
  • Bolsa de estudos: de 10 a 100%, processo com entrevista sócio-econômica
  • Endereço: Rua da Consolação, 1909 – Consolação
  • Telefone: 11-3258-1436
  • E-mail: acepusp@gmail.com
  • Site: http://www.cursinhopopular.org.br
Cursinho FEA-USP (Cidade Universitária)
  • Quantidade de vagas: 240
  • Período de inscrições: Até 07 de março de 2012
  • Processo seletivo: Prova dia 10 de março de 2012
  • Taxa de inscrição: R$ 35
  • Taxa de matrícula: Entre R$ 230 e R$ 320
  • Bolsa de estudos: Resultado da prova e entrevista sócio-econômica
  • Endereço: Av. Professor Luciano Gualberto, 908 – FEA1 – Sala F2 (Cidade Universitária)
  • Telefone: 11-3091-5896
  • E-mail: cursinhofeausp@cursinhofeausp.com.br
  • Site: http://www.cursinhofeausp.com.br
Cursinho Florestan Fernandes (Butantã)
  • Quantidade de vagas: Até 150
  • Período de inscrições: Fevereiro de 2012
  • Endereço: E. E. Emygdio de Barros – Av. Nossa Senhora da Assunção, 292 (Vila Butantã / Bonfiglioli)
  • Telefone: (11) 7545-9081 (Eduardo)
  • E-mail: cpffsp@gmail.com
  • Site: http://redeemancipa.org.br/rede-emancipa/florestan-fernandes-butanta
Cursinho Pré-Vestibular Jeannine Aboulafia – Cuja (Vila Clementino)
  • Quantidade de vagas: 175
  • Período de inscrições: De 9 a 13 de janeiro
  • Processo seletivo: Prova com 64 questões
  • Taxa de inscrição: R$ 5
  • Taxa de matrícula: R$ 20
  • Mensalidade: R$ 70
  • Endereço: Rua Professor Francisco de Castro, 70 – Vila Clementino
  • Site: https://sites.google.com/site/cujaunifesp/home
Cursinho Paulo Freire (Tatuapé)
  • Quantidade de vagas: 160
  • Período de inscrições: 10 de janeiro a 20 de fevereiro
  • Processo seletivo: Prova dia 25 de fevereiro
  • Taxa de inscrição: R$ 2
  • Endereço: E. E. Oswaldo Catalano – Rua Felipe Camarão, 350 (Tatuapé)
  • E-mail: contato@cppfsp.com.br
  • Site: http://www.cppfsp.com.br
 As informações são do site http://www.navegandonaweb.com/cursinhos-baratos-ou-gratuitos-para-pre-vestibular-sp-2012/

Jogo dos erros

O link abaixo dá aceso ao Jogo dos 100 erros de Português, uma maneira fácil e divertida de aprender mais sobre a nossa língua. Além desse jogo, é possivel acessar outros conteúdos como o Guia da nova ortagrafia. Divirtam-se!



http://educarparacrescer.abril.com.br/100-erros/

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Cantar- Cecilia Meireles-2A

Bruna Aparecida de Jesus Papeschi

Resenha Critica : Cecília Meireles


Cantar

O poema “Cantar” foi publicado no livro “Viagem”. Este foi o primeiro livro que a poetisa Cecília Meireles levou a sério. Nele ela encontra seu estilo definitivo, e leva o leitor a uma trajetória espiritual.
Uma das características marcantes de Cecília é a sua habilidade de manipular sons e imagens, aguçando a visão e audição do leitor para aquilo que o eu-lírico vê e ouve.
Nessa obra, através de elementos da natureza ela expressa uma viagem interior. Assuntos como solidão, fuga pelo sonho, o vazio de existir, saudades, sofrimento e melancolia são apresentados através de metáforas.
Na primeira estrofe do poema Cantar, através dos elementos; água, pedra e canto, Cecília mostra ao leitor dúvida sobre algo, que mesmo perguntando não consegue uma resposta.
Na próxima estrofe, percebe-se que ela gosta de alguém, e na terceira, mostra-se que esse “alguém” não irá voltar. Nas outras estrofes ela mostra sua tristeza e solidão.
O poema, talvez, tenha a ver com a própria autora, pois conviveu com perdas desde muito cedo. Seria uma reflexão sobre essas “perdas” e as dúvidas que ainda se mantém vivas na poetisa.

Realização da Vida- Cecília Meireles

Laís Rodrigues
Bruna Dantas
Eduardo Alves
Emerson Fernandes
Rodrigo Carlos



1-Escolha uma poesia de Cecília Meireles.

Realização da Vida

Não me peças que cante,

pois ando longe,

pois ando agora

muito esquecida.


Vou mirando no bosque

o arroio claro

e a provisória

flor escondida.


E procuro minha alma

e o corpo, mesmo,

e a voz outrora

em mim sentida.


E me vejo somente

pequenas sombras

em tempo e nome,

nisto perdida


- nisto que se buscara

pelas estrelas,

com febre e lágrimas,

e que era a vida.



Cecília Meireles

2-Qual é a palavra-chave da poesia?
Eu, Me, Minha.
3-Faça um resumo da poesia em três linhas.


A poeta pede para não a mandar fazer o que ela não quer, pois só precisa se encontrar e achar o seu eu interior, para que nela haja vida e possa ser quem ela realmente é.

4-Classifique os versos quanto ao número de sílabas
Todos os primeiros versos das cinco estrofes da poesia são hexassílabos e os demais são tetrassílabos.


5- O som da poesia, junto ao ritmo possibilitam imaginar, visualizar algo (ser, objeto, música, sensação, sentimentos)?

Sim, quando você lê a poesia tudo que está escrito vem em sua mente, como se você estivesse realmente naquele lugar e sentindo o que ela estava sentindo.

6-Há repetição na poesia?

Sim, anáfora (pois).


7-A poesia possibilita ver a vida de Cecília em seu contexto?

Em todas as poesias de Cecília Meireles fala-se um pouco sobre a vida dela, seja de qualquer maneira em demonstrações de sentimentos seja até mesmo falando como ela era. Nesta poesia, mostra claramente os sentimentos dela e assim revelando um pouco do seu dia-a-dia.


8-Redija uma carta á Cecília Meireles ou questione do algo em suas obras, ou indicando coisas de, sua época, ou sobre sua vida.
Cecília Meireles foi uma mulher muito inteligente, poetisa,escritora, e também jornalista. Suas poesias são profundas trazem também um pouco de realidade.

9-O que Cecília diria a um jornalista ou aluno:
Com a vida que tive, consigo transmitir realidade na minha poesia, por isso revolucionei a literatura brasileira.











terça-feira, 1 de novembro de 2011

Atividade Livre-Pesquisa-1B

Letícia Morais





O Romantismo


O Romantismo é a arte do sonho e da fantasia. Valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular. Opõe-se à arte equilibrada dos clássicos e baseia-se na inspiração fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva: na fé, no sonho, na paixão, na intuição, na saudade, no sentimento da natureza e na força das lendas nacionais.

Gerado sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, de fins do século 18, o romantismo surgiu no início do século 19, na Alemanha, França e Inglaterra, num momento histórico em que as classes sociais, como as conhecemos hoje, se definiam. Na ocasião, a sociedade se reorganizava e as classes sociais criavam ou redefiniam suas visões da existência e do mundo.Das classes sociais desse período, a nobreza e a pequena burguesia são as classes que vão atuar essencialmente no movimento romântico. Assim, o romantismo expressa, nas palavras de Karl Mannheim, os sentimentos dos descontentes com a nova ordem socioeconômica, isto é, com o capitalismo industrial.Recém-afastada do poder pelas revoluções, a nobreza só podia amargar uma nostalgia do Antigo regime. Ao contrário, a pequena burguesia expressava espanto e insegurança, vendo barrados pela grande burguesia, pelos verdadeiros capitalistas, seus projetos de ascensão social, desenvolvidos durante a luta contra a nobreza.
Amores e aventuras
De qualquer modo, é ponto pacífico que a forma romance se propaga e consolida no século 19, tendo se tornado o grande veículo de difusão de ideias, sentimentos e emoções, e inclusive crítica social da época. Dando vazão ao registro dos costumes, à ficção histórica, à narrativa de amores e de aventuras, o romance foi a forma que melhor se adaptou às necessidades expressivas dos autores daquela época.Da mesma maneira, foi a que melhor serviu ao entretenimento do público leitor de então. Nos centros urbanos, que conheciam um período de franca expansão com a implantação da indústria e dos serviços, a classe média crescia e se consolidava, descobrindo na leitura uma acessível forma de lazer (hoje encontrado na televisão).Assim, eram os jovens e as mulheres das cidades, com alguns recursos e instrução, que compunham basicamente o público leitor de romances, onde encontravam, em forma narrativa, uma projeção de suas próprias emoções, expectativas, busca de amor e felicidade, e ainda identificava suas desilusões.
Romantismo apresenta as seguintes características: - Individualismo: O homem burguês deu livre expressão a seus sentimentos e emoções mais íntimos. - Feição anticlássica: A estética romântica proclamou a liberdade individual do artista. - Fuga da realidade: A insatisfação com o mundo leva o romântico a fugir da realidade, expressando suas obras de várias maneiras: fuga para a natureza, fuga para o passado, fuga para o interior de si mesmo, fuga para o lado noturno de vida, para o misticismo, o sobrenatural, o sonho, a loucura ou a própria morte. - Nacionalismo: O nacionalismo romântico floresce, e propaga a idéia de que cada povo é único e criativo, e expressa seu gênio na linguagem, na literatura, nos monumentos e tradições populares.
O Estilo Romântico
Os artistas românticos incorporam ao estilo literário o sentimento da natureza, isto é, passam a ver na paisagem significados e sentimentos que na verdade pertencem a eles próprios. Essa projeção do sujeito sobre a natureza influência o estilo da literatura romântica, que imita as cores, os sons, os ritmos, os cheiros, e as linhas da paisagem. No Brasil, em especial, os escritores se deixam influenciar também pela língua natural da terra, o tupi-guarani .
Além das sugestões da fauna, da flora e dos primitivos habitantes de nossas matas, a linguagem dos centros urbanos e das diversas regiões do país influenciou substancialmente o estilo literário do romantismo brasileiro. A essa pressão da linguagem falada sobre a escrita dá-se o nome de brasileirismo linguistico. Ele acabou criando um sistema próprio de colocação pronominal, diferente do de Portugal, e imprimiu um ritmo também, próprio à sintaxe brasileira, muito mais próxima de nossa sensibilidade.

De modo geral, numa frase românica há mais sentimento do que organização estética, isto é, observa-se nela o predomínio da função emotiva da linguagem. Quer dizer, a primeira pessoa gramatical sobrepuja as demais, havendo recorrência intensiva de interjeições, exclamações e reticências.

Bibliografia
http://mundoeducacao.uol.com.br/
http://educacao.uol.com.br/

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Mar em Redor- Cecília Meireles-1C

Silas Anunciação Lima


Mar em Redor


Cecília Meireles, em Mar em Redor, procura manifestar seus sentimentos magoados que passam certa frustração em relação à sua saudade de alguém, dizendo que a música está perdida em seu pensamento, que alguém esqueceu à sombra do vento, que soltou os anéis dessa saudade, e que almas de todos os afogados a chamam para diversos lados, sendo ela uma solitária companheira de si mesma no momento da escrita.
Essa pessoa partiu, abalou-a muito, agora ela já não tinha vontade de nada, que tudo era insignificante como a espuma da vida e a areia das horas, que a música já estaria perdida em seu pensamento, que a música já não a tranqüilizava mais, não tinha sentido , e que este alguém que partiu , tivera esquecido a sombra do vento!
Porém ainda sobraram finos deltas de felicidade, então ainda há uma esperança de esquecer o que passou e agora é só olhar para frente, e com a alma de todos os afogados a chamando, ela já não estará sozinha naquele Oceano triste.
Com certeza ela deve encontrar novas pessoas que a amam, parar de se fechar dentro dessa “bolha” (mar) e ir pela “estrada” conhecer novas pessoas, novas oportunidades, novos lugares, novas experiências. Então poderemos observar se ainda irá falar que é uma singular companheira.
Então, perder pessoas, nós sempre vamos... é inevitável , mas com certeza virão outras ainda melhores se buscarmos!

Cecília meireles- Resenha Crítica- 2A

Bruna Aparecida de Jesus Papeschi 2°A

Literatura não é passatempo



“A literatura não é, como tantos supõem, um passatempo. È uma nutrição". Essa afirmação foi feita pela poetisa Cecília Meireles, na qual ela se refere ao conteúdo das obras infantis.
Nas suas obras, voltadas para o público infantil, ela sempre mesclava conteúdos escolares, além de adicionar um pouco de mistério, permitindo que os pequenos leitores pudessem usar e desenvolver a intuição deles na descoberta de novas coisas.
Cecília era exigente na área educacional, principalmente quando o assunto era criança. Tinha um grande respeito por elas.
Esse respeito pode ser notado em seus poemas. Ela conseguia manipular sons e imagens, ampliando a visão da criança, mostrando um novo mundo e fazendo a criança conhecer mais de si mesma.
Muitos acham a literatura infantil algo “banal” devido a idade de seus leitores. Muitas vezes esquecem a capacidade dos mesmos.
A literatura faz parte do desenvolvimento do intelecto pessoal da criança. Através da leitura a criança forma sua visão sobre a vida e sobre si mesma.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Intertextualidade com Cecilia Meireles- 2A

Alan Yuji
Bruno Lombardi
Mauro Sergio
Rita de Cássia
Thainá Andrade






Gato na Garagem

Material: Isopor, folha de caderno, palitos de dente, lápis de cor

Epitáfio da Navegadora- Cecília Meireles- Resenha-1E

Não correspondido.

O amor não correspondido, faz o apaixonado sofrer e, às vezes nem a pessoa amada sabe que é amada,como na poesia “ Epitáfio do Navegadora “ de Cecília Meireles , que fala sobre uma pessoa apaixonada, só que seu amor não era correspondido.

Cecília Meireles, revela que o navegador era apaixonado pela Serena Desesperada, que sofria com sua beleza e estava satisfeita apenas com ela e eles nunca tiveram a oportunidade de se conhecer.
Nota-se ainda que esta poesia foi muito bem feita, com seis estrofes, a primeira até a quinta são tercetos, a sexta é um dístico, suas métricas são de versos octossílabos. Há rimas preciosas, ricas e pobres, com sonoridade perfeita, a tonicidade feminina a disposição alternada.

Essas características transmitem nesta poesia o amor não correspondido. A poetisa planejou cada verso, pois podemos observar que não há variedades no número de sílabas poéticas.
Epitáfio da Navegadora, totalmente regular, faz o leitor se entreter mais com a poesia,
gostar mais dela. Se o leitor prestar atenção pode perceber que esta poesia não é irregular.

Meireles trabalhou com o amor não correspondido, e a regularidade em sua poesia acaba impressionando ainda mais seus leitores.

Jhenis Santos Coelho

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sentimentos do Mundo

Sentimentos do Mundo é uma coletânea de poemas escritos pelos alunos da 8ª A. Esse trabalho de produção textual foi desenvolvido no terceiro bimestre como atividade das aulas de Leitura e Produção de Texto. No link abaixo você acessa os texto em formato de e-book. E boa leitura.


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Serenata-Intertextualidade com Cecilia Meireles































E. E. Caetano de Campos


Renato silva de Lima


Rayane AP. da Silva


Rafael Galeno


Vanessa Batista de Souza


Luani Cardoso


Lívia Silva Prado


terça-feira, 4 de outubro de 2011


Ana Carolina Dias
Caique de Amorim
Débora Miriam
Leonardo Vicente

Instalação: Humildade (1954)

Tanto que fazer!
livros que não se leem, cartas que não se
escrevem,
línguas que não se aprendem,
amor que não se dá,
tanto quanto se esquece.

Amigos entre adeuses,
crianças chorando na tempestade,
cidadãos assinando papéis, papéis, papéis...
até o fim do mundo assinando papéis.

E os pássaros detrás de grades de chuva,
e os mortos em redoma de cânfora.

(E uma canção tão bela!)

Tanto que fazer!
E fizemos apenas isto.
E nunca soubemos quem éramos
nem para quê.

Leilão de Jardim- Cecília Meireles- 2A










Instalação Leilão de Jardim


Autores: Bruna Aparecida Papeschi, Bruno R. Reis, Luciana Camargo, Victor Ken, Thales de Souza


Material: massa de modelar, caixa de papelão.







GUIA DA REFORMA ORTOGRÁFICA

Disponibilizo abaixo um link para o Guia da Reforma Ortográfica. O acordo entrou em vigor em janeiro de 2009 e passa por um período de adaptação em que as duas formas de escrita serão válidas até 2012, depois dessa data todos deverão escrever conforme as novas regras oficiais. Ao clicar no link  você poderá salvar o arquivo em PDF e ter acesso às regras sempre que precisar. Bom proveito.

http://pt.scribd.com/doc/53592755/Guia-Reforma-Ortografica-Melhoramentos

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Motivo-Cecília Meireles-1A

Motivo

Eu canto porque o instante existe

e a minha vida está completa.

Não sou alegre nem sou triste:

sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,

não sinto gozo nem tormento.

Atravesso noites e dias

no vento.

Se desmorono ou se edifico,

se permaneço ou me desfaço,

não sei, não sei. Não sei se fico

ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.

Tem sangue eterno a asa ritmada.

E um dia sei que estarei mudo:

mais nada.

Aline Bessera Santos

Epitáfio da Navegadora -Cecília Meireles































Renato silva de lima n°24 1°E






Resenha do poema Epitáfio da Navegadora de Cecília Meireles.



Conjunto de sentimentos trazidos por Cecília




O poema Epitáfio da Navegadora, de Cecília Meireles nos apresenta: as dúvidas, as incertezas e a sensação de estar perdido, pois fala do que perdemos nesse grande mar que é a vida e nós, barqueiros desorientados.


Observamos nesta poesia, o estilo modernista, porém com influência do simbolismo, a poesia carrega nela um texto culto, ou seja, segue a norma padrão da língua portuguesa brasileira.


Apesar de a primeira vista este poema parecer unicamente marcado pelo simbolismo, ao fazer uma interpretação mais profunda, vemos que o poema é do estilo modernista, pois trata da situação humana de estar perdida, de perder coisas essenciais no meio da jornada da vida e no fim nada parecer fazer sentido.


A autora pôde não ter intenção alguma de falar do ser humano ao escrever o poema, talvez a idéia da Cecília Meireles fosse apenas expressar seus sentimentos, ou o sentimento de alguém.


Indicamos a leitura; que seja interpretada de todas as formas possíveis, de acordo com o ângulo de cada um que chegue a ler este texto, pois de nenhuma forma será retirada a beleza dele.


Podemos afirmar então que: Cecília Meireles era uma grande poetisa que conseguiu colocar todo o sentimento da humanidade em uma única situação de uma pessoa e assim escrevendo no estilo modernista, mas ao mesmo tempo com um toque do simbolismo, nos dando poemas como esse.