segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Epitáfio da Navegadora -Cecília Meireles































Renato silva de lima n°24 1°E






Resenha do poema Epitáfio da Navegadora de Cecília Meireles.



Conjunto de sentimentos trazidos por Cecília




O poema Epitáfio da Navegadora, de Cecília Meireles nos apresenta: as dúvidas, as incertezas e a sensação de estar perdido, pois fala do que perdemos nesse grande mar que é a vida e nós, barqueiros desorientados.


Observamos nesta poesia, o estilo modernista, porém com influência do simbolismo, a poesia carrega nela um texto culto, ou seja, segue a norma padrão da língua portuguesa brasileira.


Apesar de a primeira vista este poema parecer unicamente marcado pelo simbolismo, ao fazer uma interpretação mais profunda, vemos que o poema é do estilo modernista, pois trata da situação humana de estar perdida, de perder coisas essenciais no meio da jornada da vida e no fim nada parecer fazer sentido.


A autora pôde não ter intenção alguma de falar do ser humano ao escrever o poema, talvez a idéia da Cecília Meireles fosse apenas expressar seus sentimentos, ou o sentimento de alguém.


Indicamos a leitura; que seja interpretada de todas as formas possíveis, de acordo com o ângulo de cada um que chegue a ler este texto, pois de nenhuma forma será retirada a beleza dele.


Podemos afirmar então que: Cecília Meireles era uma grande poetisa que conseguiu colocar todo o sentimento da humanidade em uma única situação de uma pessoa e assim escrevendo no estilo modernista, mas ao mesmo tempo com um toque do simbolismo, nos dando poemas como esse.













































































Nenhum comentário: