segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Epitáfio da Navegadora- Cecília Meireles- Resenha

Camila Henrique de Lima


Navegadora


A poesia Epitáfio da Navegadora, de Cecilia Meireles, apresenta uma originalidade em relação à vida de uma marinheira e, procura passar os sentimentos profundos e de tristeza por não encontrá-lo.
Na poesia observam-se a norma culta usada pela escritora e o cuidado que tem ao escrevê-la. Suas rimas têm sonoridade, tonicidade, valor e disposição, além da métrica dos versos; colocando também metáforas, antonomásia, comparação, sinestesia...
O conjunto de sons da poesia pode produzir sensações de esperança no leitor, a fim de causar sensações de entusiasmo por meio de métrica regular, versos octossílabos e rimas alternadas, perfeitas, ricas em sua maioria.
As características semântico-figurativas também contribuem para tais efeitos, a sinestesia provoca no receptor comparações como: "perdeu os olhos pelos mares...desta vida" sendo a sensação tátil-visual o que dá suporte as afirmações ao ler a poesia, ao serem sustentadas pelas características do Modernismo, que Cecilia vivenciou.
Aos iniciantes de leitura de poemas de Cecilia Meireles recomenda-se que os leiam com vontade pois, são maravilhosos para reflexões e nos ajudam a entender as possíveis sensações da Escritora manifestadas pela escrita.
Enfim, foram verificados os detalhes mais importantes que em Epitáfio da Navegadora,no qual Cecília expõe sentimentos para serem vivenciados com o poema.

Nenhum comentário: