quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cecília Meireles- Timidez -2A

- BRENDA

- CAUÃ

- JANAINA

-JOSIEL

- JULIANA

- LAIS


- MILIANNY

-NAISON

-- TAÍS

- THAUMÃ

- SIMONE

- VICTOR PRADO



1 - Escolha uma poesia de Cecília Meireles .

A poesia escolhida pelo grupo depois da leitura de várias , foi o poema :

Timidez


Basta-me um pequeno gesto,

feito de longe e de leve ,

para que venhas comigo

e eu para sempre te leve ...


- mas só esse eu não farei


Uma palavra caida

das montanhas dos instantes

desmancha todos os mares

e une as terras mais distantes


- palavra que não direi .


Para que tu me adivinhes

entre os ventos taciturnos

apago meus pensamentos

ponho vestidos noturnos


- que amargamente inventei .


E enquanto não me descobres

os mundos vão navegando

nos ares certos do tempo ,

até não sei sabe quando


-mas um dia me acabarei



2 - Qual á a palavra chave da poesia ?

Timidez , Me (3) , Não (3) , leve (2) e palavra (2).

3 - Faça um resumo da poesia em três linhas .

Ela era tã tímida que se o amor a levasse iria ,

ou se a noite a quisesse, iria ela livre leve e sua timidez a cercava ,

mais a noite acaba tudo .

4 - Classifique as rimas , se houver , quanto ao valor , sonoridade , posição , tonicidade .

Primeira estrofe :

" feito de longe e de leve,

e eu para sempre te leve ... "

Valor : rica ; Sonoridade : Perfeita ; Posição : Alternada ; Tonicidade : Grave .

Segunda estrofe :

" das montanhas dos instantes

e une as terras mais distantes "

Valor : Rica ; Sonoridade : Perfeita ; Posição : Alternada ; Tonicidade : Feminina ( paroxifona ) .

Terceira estrofe :

" entre os ventos taciturnos ,

ponho vestidos noturnos , "

Valor : Pobre ; Sonoridade : Perfeita ; Posição : Alternada ; Tonicidade : Feminina .

Quarta estrofe :

" que amargamente inventei.

e um dia me acabarei . "

Valor : Pobre ; Sonoridade : Perfeita ; Posição : Alternada ; Tonicidade : Feminina .

5 - Classifique as estrofes quanto ao número de versos .

1ª,3ª,5ª e 7ª estrofes são quadras e 2ª,4ª,6ª e8ª estrofes são monósticos.


6 - Classifique a poesia quanto ao número de estrofe .


A poesia contem 20 versos . 4 quadras , 4 monósticos.


7 - Classifique os versos quanto ao número de sílabas .

Todos os versos são redondilhas maiores, heptassilabas .

8- A poesia é marcada pelo ritmo binário ou tenário .

Binária - intensa , fraca , intensa .
Alterna com o tenário .

9 - Som da poesia , junto ao ritmo possibilitam imaginar , visualizar algo ( ser, objeto , musícal sensação , sentidos ) ?

Sim . É possível perceber sentimentos , como o amor e sensações boas provocadas por este sentimento , e o poema NAO possui imagens claras.

10 - Há repetição na poesia ? . Classifique-a .

Não há repetição de versos na poesia , somente de palavras .


11 - Verifique se ocorre o que se pede abaixo e exemplifique .

a- Onomatopéia: Não ocorre onomatopéia , pois , não tem repetição de som.
b- Cacofonia : Não ocorre , porque no poema não tem palavras que juntas reproduzem outro som .
c- Linguagem : Esse poema tem uma linguagem culta erundita , pois, foi escrito em linguagem formal ( sem gírias )
e com palavras mais clássicas como por exemplo " taciturnos" que é uma forma mais erundita de escrever .
d- Época literária : Escrevendo na época literária do Modernismo esses trechos do poema como " entre os ventos tacirtunos " , " e um dia me acabarei " traz a época literária simbolista , pois , tem sombriedade e um pouco de individualismo ( subjetivismo ) que são caracteristicas do Simbolismo .

12- A poesia possibilita ver a vida de Cecília em seu contexto ?

Dá para perceber que ela tem uma vida bastante amorosa , mas,
quando ela fala apago meu pensamento significa que já teve sofrimentos como a
perda de seus pais mais apagou .
E no poema ela se levanta porque faz um vestido que ela criou que deve ser uma forma
de esquecer seus problemas .


Nenhum comentário: