B
Bruna Aparecida de Jesus Papeschi
Bruno Dos Reis
Luciana Camargo
Thales Souza
Victor Ken
Trabalho de Português
1. A BAILARINA
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo para cá e para lá.
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
2. A palavra chave é bailarina.
3. A Cecília quis dizer que, apesar de ser uma bailarina, ela é como todas as outras crianças. Não sabe sobre vários assuntos e no final do dia deseja esquecer tudo e dormir como toda criança.
4.
· 1° estrofe
“Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.”
Tonacidade: grave
Valor: rica
Sonoridade: perfeita
Posição: emparelhada
· 2° estrofe
“Não conhece nem dó nem pé
mas sabe ficar na ponta do pé.”
Tonacidade: aguda
Valor: pobre
Sonoridade: perfeita
Posição: emparelhada
· 3° estrofe
“Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo para cá e para lá.”
Tonacidade: agudo
Valor:pobre
Sonoridade: perfeita
Posição: emparelhada
· 4° estrofe
“Não conhece nem lá nem si
mas fecha os olhos e sorri.”
Tonacidade: aguda
Valor: rica
Sonoridade: imperfeita
Posição: emparelhada
· 5° estrofe
“Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.”
Tonacidade: agudo
Valor:pobre
Sonoridade: perfeita
Posição: emparelhada
· 6° estrofe
“ Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.”
Tonacidade: agudo
Valor:pobre
Sonoridade: perfeita
Posição: emparelhada
· 7° estrofe
“Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.”
Tonacidade: grave
Valor:rica
Sonoridade: perfeita
Posição: emparelhada
· 8° estrofe
“Mas depois esquece todas as danças
e também quer dormir como as outras crianças.”
Tonacidade: grave
Valor:pobre
Sonoridade: perfeita
Posição: emparelhada
5.
1° estrofe: terceto
2° estrofe: dístico
3°estrofe: dístico
4°estrofe: dístico
5°estrofe: dístico
6°estrofe: dístico
7°estrofe: terceto
8°estrofe: dístico
6.O poema “ A Bailarina” não possui uma forma fixa.É distribuído em dois tercetos e seis dísticos.
7.
1° Tetrassílabo
2° Tetrassílabo
3° Tetrassílabo
4° pentassílabo
5° Octossílabo
6° Decassílabo
7° Octossílabo
8° Dodecassílabo
9° Octossílabo
10° Octossílabo
11° Dodecassílado
12° Decassílabo
13° Decassílabo
14° Hexassílabo
15° Tetrassílabo
16° Tetrassílabo
17° Tetrassílabo
18° Pentassílabo
19º Decassílabo
20ºDecassílabo
8. A poesia é marcada predominantemente pelo ritmo terciário.
9. Sim, uma pequena bailarina, na ponta do pé e fazendo os movimentos de balé.
10. Sim. A autora repete a estrofe “ Esta menina/tão pequenina/ quer ser bailarina” duas vezes no poema.
11.
a) Parece representar a pauta de uma música: dó,ré, mi, fá.
b) Não há cacofonia.
c) Linguagem : A autora utiliza uma linguagem de fácil entendimento.
d) Ela fez parte da Segunda Geração Modernista d0 Modernismo Brasileiro. Cecília foi a principal poeta feminina nacional. Porém, alguns dizem que ela não pertenceu a nenhuma escola literária, pois seu estilo era extremamente pessoal, não se encaixando em nenhuma escola literária especifica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário