quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Realização da Vida- Cecília Meireles

Laís Rodrigues
Bruna Dantas
Eduardo Alves
Emerson Fernandes
Rodrigo Carlos



1-Escolha uma poesia de Cecília Meireles.

Realização da Vida

Não me peças que cante,

pois ando longe,

pois ando agora

muito esquecida.


Vou mirando no bosque

o arroio claro

e a provisória

flor escondida.


E procuro minha alma

e o corpo, mesmo,

e a voz outrora

em mim sentida.


E me vejo somente

pequenas sombras

em tempo e nome,

nisto perdida


- nisto que se buscara

pelas estrelas,

com febre e lágrimas,

e que era a vida.



Cecília Meireles

2-Qual é a palavra-chave da poesia?
Eu, Me, Minha.
3-Faça um resumo da poesia em três linhas.


A poeta pede para não a mandar fazer o que ela não quer, pois só precisa se encontrar e achar o seu eu interior, para que nela haja vida e possa ser quem ela realmente é.

4-Classifique os versos quanto ao número de sílabas
Todos os primeiros versos das cinco estrofes da poesia são hexassílabos e os demais são tetrassílabos.


5- O som da poesia, junto ao ritmo possibilitam imaginar, visualizar algo (ser, objeto, música, sensação, sentimentos)?

Sim, quando você lê a poesia tudo que está escrito vem em sua mente, como se você estivesse realmente naquele lugar e sentindo o que ela estava sentindo.

6-Há repetição na poesia?

Sim, anáfora (pois).


7-A poesia possibilita ver a vida de Cecília em seu contexto?

Em todas as poesias de Cecília Meireles fala-se um pouco sobre a vida dela, seja de qualquer maneira em demonstrações de sentimentos seja até mesmo falando como ela era. Nesta poesia, mostra claramente os sentimentos dela e assim revelando um pouco do seu dia-a-dia.


8-Redija uma carta á Cecília Meireles ou questione do algo em suas obras, ou indicando coisas de, sua época, ou sobre sua vida.
Cecília Meireles foi uma mulher muito inteligente, poetisa,escritora, e também jornalista. Suas poesias são profundas trazem também um pouco de realidade.

9-O que Cecília diria a um jornalista ou aluno:
Com a vida que tive, consigo transmitir realidade na minha poesia, por isso revolucionei a literatura brasileira.











Nenhum comentário: