quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Cantar- Cecilia Meireles-2A

Bruna Aparecida de Jesus Papeschi

Resenha Critica : Cecília Meireles


Cantar

O poema “Cantar” foi publicado no livro “Viagem”. Este foi o primeiro livro que a poetisa Cecília Meireles levou a sério. Nele ela encontra seu estilo definitivo, e leva o leitor a uma trajetória espiritual.
Uma das características marcantes de Cecília é a sua habilidade de manipular sons e imagens, aguçando a visão e audição do leitor para aquilo que o eu-lírico vê e ouve.
Nessa obra, através de elementos da natureza ela expressa uma viagem interior. Assuntos como solidão, fuga pelo sonho, o vazio de existir, saudades, sofrimento e melancolia são apresentados através de metáforas.
Na primeira estrofe do poema Cantar, através dos elementos; água, pedra e canto, Cecília mostra ao leitor dúvida sobre algo, que mesmo perguntando não consegue uma resposta.
Na próxima estrofe, percebe-se que ela gosta de alguém, e na terceira, mostra-se que esse “alguém” não irá voltar. Nas outras estrofes ela mostra sua tristeza e solidão.
O poema, talvez, tenha a ver com a própria autora, pois conviveu com perdas desde muito cedo. Seria uma reflexão sobre essas “perdas” e as dúvidas que ainda se mantém vivas na poetisa.

Nenhum comentário: