quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Contos Fantásticos

2E


Danilo Oliveira Santos

Gustavo de Oliveira Costa


Casa Mal- Assombrada

Ainda hoje é comum, no interior do Nordeste brasileiro, suponho que em todo o País, ouvir-se falar de casas mal-assombradas. Em geral, são casarões antigos, à maneira das casas-grandes, propriedades de senhores semifeudais, com ruínas de senzalas ao lado, onde se presume ter havido alentada safra de escravatura ou onde ali haja residido algum gajo endinheirado, protetor de jagunços, usurário, bem unha-de-fome, ou de índole sanguinária.

Na Capital, essa tradição das visagens é muito menos e, quando elas acontecem, têm uma particularidade: a virulência e o espalhafato dos fenômenos. Estes se dão com semelhanças de fenômenos para normais e não são nada toleráveis. Os acontecimentos daí decorridos são traumáticos, arrepiantes e causa um tremendo rebuliço à vida dos moradores da casa que cedia às assombrações.

Os fatos mal-assombrados e as fantasmagorias de antigamente eram, ao que nos parecem, de muito menos aterrorizar e giravam em torno de “almas penadas”, que ainda viviam no limbo, sem proporcionar danos materiais ou físicos às pessoas; entidades que, se não eram de bom viés, também não se tornavam visagens ou “coisas do outro mundo” tão espalhafatosas e ocasionadoras de mórbido pavor.

Nos velhos tempos, às altas horas noturnas, geralmente por volta da meia-noite, os habitantes de uma casa em que havia aparições, ou visagens, apenas ouviam passos, alguém a arrastar cadeiras, batidas suaves na mesa ou no fogão, uma voz cavernosa, à distância, uma tosse seca de indivíduo tísico, um vulto indefinido passando, e assim por diante.

Dessa forma, as almas penadas eram, por assim dizer, personagens do além, mas com um nível razoável de tolerância e civilidade. Davam preferência para aparecer às visitas, muito menos aos da casa. Assim, amedrontavam, contudo não infernizavam os habitantes, como nas “lendas urbanas”, onde estas se fazem com feio fuzuê, supõe-se que mediante a presença do capeta, ele mesmo em pessoa, pura e simplesmente. E outra coisa: de muito em raro as visagens rurais apareciam às crianças. Respeitavam-nas, com carinho.

Minha mãe tinha um tio, com propriedade plantada num sítio muito ermo, de nome Calção, no qual afirmavam que as pessoas que lá dormiam ou viam e/ou ouviam coisas estranhas. Até mais se futricava que no casarão havia era dinheiro enterrado, uma baita botija, cheia de moedas de ouro e muitos patagões de cobre e prata. Acho que esta invenção era para valorizar mais ainda o mal-assombro da casa de Seu Malaquias, lá entre socavões de serras e tão afastada da civilização.

Certa feita, sendo ainda muito verde, uma bobagem de menino miúdo, e nem me recordo em que circunstâncias, junto com um meu irmão, lá na tal casa do tio Malaquias eu pernoitei e nada vi de anormal nem para normal. Também, ainda projeto miúdo, àquela época eu dormia era sob um sono de chumbo. Além de nem saber dessas histórias que só depois passei a ouvir da casa do sítio Calção, eu lá me ia importar com visões contadas pelos adultos! De jeito nenhum, que menino é bicho pragmático e dorme feito uma pedra.

Já desfiei, nestas mesmas páginas, assunto sobre o cão da Ita oco, um bairro de Fortaleza, cujo personagem dançante, numa residência, era bastante tinhoso e pregava sustos homéricos no coitado do pessoal, onde ele, coisa-ruim e muito revel, aparecia. Eram objetos voando, dançando a valsa vienense, e focos de incêndio, aqui e ali, e por aí vai. Noutro bairro, o São Cristóvão, faz menos de década, idem – uma série de danações, até com o testemunho da imprensa.

FONTE: ?


2F

A garota e o lobisomem..

Fernando Henrique
Rafael Rezende
Tamara Gonçalves Nascimento


Numa bela noite, uma garota estava voltando da faculdade para sua casa, quando de repente se deparou com alguns homens e ficou muito assustada, mas ela continuava a andar ,quando de repente sentiu sua bolsa sendo puxada por esses homens e foi arrastada para uma casa que estava abandonada.
Quando chegou lá, se encostou num canto e começou a chorar, depois de algum tempo uma viatura da policia encostou lá, após receber uma ligação de uma testemunha e foram ate onde estava a garota, mas os bandidos que estavam com ela tambem estavam armados e começaram a atirar uns contra os outros.
Depois um barulho muito estranho paralisou a todos, era o lobisomem que estava com muita raiva e fome e começou a devorar a todos que estavam lá , menos a garota que estava chorando no canto.
No fim, eles acabaram se tornando amigos pois todos os dias a garota levava pedaços de carne para o seu amigo lobisomem,porém num dia muito estranho a garota sentiu uma patada sobre suas costas era o lobisomem que começou a devorá-la com muita raiva .



Moral do meu conto: e preciso entender que e possivel domesticar alguns animais pois bestas nao pedem conselhos, os demonios nao fazem amizades feras dominam e matam ,foi isso que a garora aprendeu,pena que ja era tarde demais ....

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Atividades para o 4º bimestre - Alunos da Profª Vera Grando


Alunos das 1ªs séries A, D, F, G

1- Livro Didático

Capítulos : 7, 8, 9 e 22. Da página 80 a 135 e da 334 a 349. Todas as tarefas solicitadas nesses capítulos são livres.


2- Fazer em grupo uma resenha crítica do livro Memórias de um Sargento de Milícias ou de uma exposição visitada: Museu da Língua Portuguesa ou Bienal de Artes.Enviar para o e-mail: cerqui_vera@hotmail.com- (Obrigatório)

3-Fazer projeto de instalação Vol.3 em grupo ( obrigatório)
.Analisar uma poesia conforme instruções da apostila volume 3 -enviar por e-mail ( obrigatório) ;
.Visitar Bienal das Artes ( entrada gratuita) ou Museu da Língua Portuguesa (Atividade Livre);
. Montar/Preparar o projeto de instalação para a primeira semana do mês de dezembro.

4-Verificar os trabalhos já postados no blog a respeito de Memórias de um Sargento de Milícias.
Entreguem os trabalhos solicitados por classe e os trabalhos livres (para aqueles que ainda não fizeram) .



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Alunos das 2ªs séries : D,E,F

1- Livro Didático

Capítulos: 20,21,29,30,35 - Da pag. 296 A 333 /da pag. 444 a 472/ da pag. 546 a 561.

Todas as tarefas solicitadas nas páginas acima são livres.

2-Verificar os trabalhos já postados no blog a respeito de Memórias de um Sargento de Milícias.
Entreguem os trabalhos solicitados por classe e os trabalhos livres (para aqueles que ainda não fizeram) .

3- Conto Fantástico ( Obrigatório somente para - 2E e F);

4- Apresentação Teatral- Ver texto com Maria do Carmo ( obrigatório- 2D)

. Vocês também podem tomar apenas um capítulo para apresentar.

5-Provão: Estudar Castro Alves ( apostila e livro didático) e tema urbanização.

Aguardem mais instruções.

Dicas

Nutricionista, Nutrólogo ou Endocrinologista. Qual procurar?

26/8/2010

Muitas pessoas têm esta dúvida e não sabem qual o tipo de profissional deve procurar para ajudá-lo. Hoje em dia há tantas denominações e especialidades que fica difícil mesmo.

Bom, segue abaixo, as definições dos profissionais citados e as diferenças entre eles:

• Nutricionista é o profissional que cursou por cerca de 4 a 5 anos a faculdade de nutrição e que segundo a legislação é o ÚNICO profissional a prescrever dietas, pois dentre estes 4 a 5 anos dedicou seus estudos apenas à alimentação humana, isso sem contar as possíveis especializações feitas após a graduação. O nutricionista após avaliação nutricional e diagnóstico clínico, prescreve um tratamento dietoterápico (cardápio e deteminadas condutas de acordo com o objetivo), e se precisar lança mão também de suplementos e fitoterápicos. O nutricionista não pode prescrever medicações e nem solicitar internações.

• Nutrólogo é um médico que fez uma especialização em nutrição (pós, mestrado) e após uma prova específica, recebeu a obtenção do título. Ele possui maior conhecimento de nutrição do que outros médicos, e é capaz de avaliar carências de nutrientes no organismo, além de tratar obesidade e infecções gastrintestinais. Como qualquer médico, pode prescrever medicamentos e dar orientações nutricionais (orientação é diferente de prescrição de dietas).
Nenhum médico (nem mesmo o nutrólogo) está legalmente habilitado a prescrever dietas. O nutrólogo se diferencia mesmo do nutricionista no fato de poder prescrever medicamentos e de somente poder dar orientações alimentares gerais, como por exemplo: comer mais frutas, mas sem poder dizer o quanto de fruta aquela pessoa deve ingerir por dia. Já o nutricionista está capacitado para calcular e dizer o que e quanto aquele indivíduo pode comer.
• Endocrinologista é um médico especialista em endocrinologia que tem como principal função, estudar o funcionamento dos hormônios no organismo humano.

As principais áreas de atuação do endocrinologista são: o tratamento de diabetes, obesidade e alterações hormonais em geral (desordens da glândula tireóide, alterações do ciclo menstrual e outras doenças relacionadas à deficiência ou ao excesso de hormônios). Ele não está habilitado a prescrever dietas e assim como o nutrólogo, pode dar orientações alimentares gerais, sem especificações individualizadas e pode prescrever medicamentos.

Fontes de consulta: CFN (CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS ) E ABRAN (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTROLOGIA)

Por Caroline Teixeira Willig em
Portal da Educação Física

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Rotary Club São Paulo Cambuci, pelo 2º. ano, realizou Projeto Rumo em parceira com a Escola Estadual Caetano de Campos e a ESPRO

Foi realizado em 26 de agosto de 2010, na EE Caetano de Campos o Projeto Rumo, das 19h30min às 21h30min.O Projeto Rumo é um Seminário de Orientação Profissional para Jovens, inspirado no objetivo do Rotary: que é - Estimular e Fomentar o Ideal de Servir ... pelo reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e também pela frase: Cada rotariano um exemplo para a juventude.
Este ano, tivemos uma boa divulgação envolvendo o Grêmio da escola e os alunos e professores do período da manhã também compareceram. O público foi muito bom. Tanto que a Palestra de abertura sobre o 1o. Emprego – apresentado pelo instrutor Ivan Teixeira, da Espro, teve que ser realizada em 2 vezes. Nossa presidente Flávia comentou - “ Evento bem planejado e bem divulgado – bomba!”.
Tivemos 09 profissionais, das áreas de: medicina, direito, contabilidade, TI / ciência da computação, web-designer, educação física, publicidade/ propaganda/ MKT e psicologia, que conversaram e informaram os alunos sobre suas profissões e o mercado de trabalho. Nosso convidado da Espro, Ivan Teixeira falou com propriedade sobre o 1o. Emprego e disse que foi uma experiência muito boa.
Os professores e orientadores da escola nos prestigiaram e ao final agradeceram muito. A coordenadora do ensino médio da escola, Maria do Carmo, disse que no próximo ano teremos que realizar o projeto no auditório.
Nós, do Rotary São Paulp Cambuci, agradecemos a todos os companheiros, palestrantes e parceiros pelo esforço, garra e competência. Esta união que levou ao sucesso do Projeto Rumo 2010! Parabéns!
Nosso intuito, é cada vez mais fortalecer a comunidade Cambuci a outras, e assim no futuro unir continentes!

domingo, 19 de setembro de 2010

ACHEI IMPORTANTE

1D
Por Ana Paula Oliveira


Quarta filha do casal Durval de Azevedo Fagundes e Maria do Rosário Silva Jardim de Moura, nasce na capital paulista, em 19 de abril de 1923, Lygia de Azevedo Fagundes, na rua Barão de Tatuí. Seu pai, advogado, exerceu os cargos de delegado e promotor público em diversas cidades do interior paulista (Sertãozinho, Apiaí, Descalvado, Areias e Itatinga), razão porque a escritora passa seus primeiros anos da infância mudando-se constantemente. Acostuma-se a ouvir histórias contadas pelas pajens e por outras crianças. Em pouco tempo, começa a criar seus próprios contos e, em 1931, já alfabetizada, escreve nas últimas páginas de seus cadernos escolares as histórias que irá contar nas rodas domésticas. Como ocorreu com todos nós, as primeiras narrativas que ouviu falavam de temas aterrorizantes, com mulas-sem-cabeça, lobisomens e tempestades.
Seu pai gostava de freqüentar casas de jogos, levando Lygia consigo "para dar sorte". Diz a escritora: "Na roleta, gostava de jogar no verde. Eu, que jogo na palavra, sempre preferi o verde, ele está em toda a minha ficção. É a cor da esperança, que aprendi com meu pai."
Em 1936 seus pais se separam, mas não se desquitam.
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Lygia Fagundes escreveu o livro"Porão e Sobrado", que foi seu primeiro livro de contos publicado pela autora em 1938, com a edição paga pelo pai.Mas assina apenas como Lygia Fagundes.
No ano seguinte ela terminou o curso fundamental no Instituto de Educação Caetano de Campos, na capital paulista, iniciou o curso de Direito em 1941, frequentando as rodas de literárias que se reuniam em restaurantes, em cafés e livrarias. Ali ela conheceu Mario e Oswald de Andrade, Paulo Emílio Sales Gomes, e muitos outros.
Obras da autora...
Porão e Sobrado- 1938
Praia viva -1944
O cacto vermelho-1949
A história do desencontro- 1958
Histórias escolhidas- 1964 o jardim selvagem - 1965
Antes do baile verde-1970
Seminário dos ratos- 1977
Filhos pródigos-1978
A disciplina do amor-1980
Mistérios- 1981
A noite escura e mais eu- 1995
Venha ver o por do sol
Oito contos de amor
Invenção e memória-2000
Durante aquele estranho chá:perdidos e achados-2002
Meus contos preferidos- 2004
Histórias de mistérios-2004
Meus contos esquecidos-2005
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2D
TRABALHO DE PORTUGUÊS- ATIVIDADE EXTRA
EDMILSON ASSIS
Vocabulário

ENFÁTICO:
Quem tem ênfase, que há ênfase.

ÊNFASE:
1. Tom vigoroso com que se acentua a parte do discurso que deve impressionar o auditório.
2. Exageração no tom, na voz, no gesto.

FRUGALMENTE derivado de FRUGAL:
1. Relativo a frutos.
2. Que se alimenta de frutos, de vegetais.
3. Vegetariano.
4. Moderado na comida.
5. SÓBRIO SIMPLES

VELEIDADE:
1. Vontade imperfeita.
2. Intenção fugitiva.
3. Fantasia; capricho; utopia; volubilidade.

PARCO:
1. Que usa ou vive com parcimónia.
2. Frugal.
3. Que evita os excessos.

ESQUALIDO:
1. Sujo, imundo.
2. Sórdido.
3. Carrancudo.
4. Pálido e magro.
5. Desalinhado e repugnante.

CONSTERNADO: 1. Profundamente triste.
2. Muito desalentado.
3. Que revela consternação

REMOROSO:
Remorado, lerdo, tardo.
ASSEADO: 1. Que não tem manchas, limpo.
2. Bem vestido, correto!Correto, elegante.
3. Brás. Vistoso, garboso (falando-se do cavalo e às vezes também dos objetos).

VÓRTICE: Turbilhão; redemoinho; furacão; voragem.

VORACIDADE:
1. Qualidade de voraz.
2. Sofreguidão do comer; apetite devorador.
3. Fig. Grande atividade!Atividade ou impetuosidade em consumir, subverter ou tragar.
4. Diz-se do que incessantemente traga ou destrói.
5. Avidez; rapina; avareza.

ÂMAGO: 1. Medula (dos vegetais).
2. Fig. Centro, meio, foco.
3. Coração, espírito, sentimentos.
4. Ponto essencial.






II




A hora de ser estrela
Clarice Lispector

Por: Edmilson Assis


Esse livro fala da difícil vida de uma nordestina que perde seu pai e sua mãe ,quando era muito pequena sem ninguém para cuidar dela (Macaéba). Foi morar junto com sua tia beata, a qual era muito severa quanto a sua educação e lhe dava vários cascudos em sua frágil cabeça, quando fazia algo de errado. Sua tia era a única esperança e também seu último parente vivo, ela ensinou tudo que sabia para Macaéba , que não sabia muito, mas nunca ninguém ensinou nada à Macaéba, ensinou a ela a não deixar nenhum homem tocar em sua pele, chegar perto dela, ensinou também algo que foi o mais importante em sua vida ensinou a datilografar, que naquela época era muito importante e garantia de emprego, porém sua tia também tinha saúde muito frágil e não demorou muito até que chegou o dia de sua tia também partir.
Com a morte de sua tia Macaéba tomou a difícil decisão de sair do convento e ir para a cidade grande (Rio de Janeiro), sua tia já havia arrumado emprego de datilografa em um escritório, Macabéa arrumou uma vaga de cama em um quarto que dividia com mais algumas mulheres.No livro fala-se que há milhares de nordestinas como ela espalhadas por ai, no livro o escritor interrompe várias vazes a fala para dar sua opinião pessoal sobre o que ele mesmo esta escrevendo.
Macaéba não tinha nenhuma diversão além de ficar olhando para o porto, quando fazia isso lembrava de sua infância, a única coisa que sabia fazer era escutar um radinho de pilhas bem baixinho antes de dormir e enquanto datilografava ouvia uma estação de radio onde aprendia muitas coisas, era sua única diversão a radio e ver o cais do porto aos domingos. Macabea depois de certo tempo no decorrer da história se apaixona por um rapaz que é da mesma situação que ela, ou seja, também era nordestino trabalhava em uma obra e dormia na guarita de segurança emprestada por um colega o nome dele era olímpico um rapaz que lá no sertão era o que se dizia de cabra-macho por já ter matado um inimigo, porém isso ele ocultara de Macaéba era a primeira vez que Macaéba se aproximava de algum homem, estava muito feliz, maL ela sabia que essa felicidade ia acabar rapidinho Macaéba apresentou Olímpico para sua “amiga” Glória uma bela moça loira farta de carne e muito bonita e com algum dinheiro no bolso, Olímpico logo viu a moça e não pensou duas vazes em ficar com a bela donzela que praticamente se atirava pra cima dele. Macabea não entendia o que estava acontecendo, mas algum tempo depois se deu conta que havia perdido Olímpico para Glória.
Glória estava um pouco arrempendida do que fez com Macabea e por isso lhe deu o endereço de uma cartomante e ainda lhe emprestou o dinheiro para consulta, Macabea não entendeu muito bem mais mesmo assim foi ate o local, chegando lá fora tratada muito bem pela tal cartomante que já sabia até seu nome. Quando chegou à vez de Macabea, a cartomante começou a falar de sua vida desde a infância. Macaéba ficou surpreendida, porque a moça acertava tudo então Macabea cortou o monte de cartas ao meio e lhe deu para cartomante, que lhe disse que havia ótimas notícias de seu futuro que o Olímpico voltaria para ela, mas teria que disputar seu amor com um belo rapaz louro e muito rico. Macabea acreditava em tudo que a moça dissera ao fim da consulta. A moça perguntou se Macabea tinha como pagar, disse que se não tivesse não tinha problema já que era tão pobre moça,todavia Macabea pagou com dinheiro que Glória emprestara e foi embora. No meio do caminho Macabea é atropelada por um carro luxuoso e o tal rapaz louro saíra do carro para ajudar era o começo de seu futuro?

Bem como esse texto é uma retrospectiva do que eu entendi do livro dessa parte em diante do livro só entendi que Macaéba morre sem que se cumprisse a promessa da cartomante e Olímpico vive com Gloria e FIM.

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Por José Luiz Diniz




1
Portarias de Alteração:
Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78
Portaria SSST n.º 25, de 29 de dezembro de 1994 30/12/94 (Rep. 15/12/95)
NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3)
9.1. Do objeto e campo de aplicação.
9.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de
todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de
Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação,
reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir
no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. (109.001-1 / I2)
9.1.2. As ações do PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a
responsabilidade do empregador, com a participação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade
dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle. (109.002-0 / I2)
9.1.2.1. Quando não forem identificados riscos ambientais nas fases de antecipação ou reconhecimento, descritas nos
itens 9.3.2 e 9.3.3, o PPRA poderá resumir-se às etapas previstas nas alíneas "a" e "f" do subitem 9.3.1.
9.1.3. O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde
e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR, em especial com o
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO previsto na NR 7.
9.1.4. Esta NR estabelece os parâmetros mínimos e diretrizes gerais a serem observados na execução do PPRA,
podendo os mesmos ser ampliados mediante negociação coletiva de trabalho.
9.1.5. Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos
ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes
de causar danos à saúde do trabalhador.
9.1.5.1. Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais
como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações ionizantes, bem
como o infra -som e o ultra-som.
9.1.5.2. Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela
via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de
exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.
9.1.5.3. Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
9.2. Da estrutura do PPRA.
9.2.1. O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá conter, no mínimo, a seguinte estrutura:
a) planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma; (109.003-8 / I1)
b) estratégia e metodologia de ação; (109.004-6 / I1)
c) forma do registro, manutenção e divulgação dos dados; (109.005-4 / I1)
d) periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA. (109.006-2 / I1)
a) 9.2.1.1. Deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global do PPRA para
avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e
prioridades. (109.007-0 / I2)
9.2.2. O PPRA deverá estar descrito num documento-base contendo todos os aspectos estruturais constantes do item
9.2.1.
9.2.2.1. O documento-base e suas alterações e complementações deverão ser apresentados e discutidos na CIPA,
quando existente na empresa, de acordo com a NR 5, sendo sua cópia anexada ao livro de atas desta Comissão.
(109.008-9 / I2)
9.2.2.2. O documento-base e suas alterações deverão estar disponíveis de modo a proporcionar o imediato acesso às
2
autoridades competentes. (109.009-7 / I2)
9.2.3. O cronograma previsto no item 9.2.1 deverá indicar claramente os prazos para o desenvolvimento das etapas e
cumprimento das metas do PPRA.
9.3. Do desenvolvimento do PPRA.
9.3.1. O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá incluir as seguintes etapas:
a) antecipação e reconhecimento dos riscos; (109.010-0 / I1)
b) estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle; (109.011-9 / I1)
c) avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores; (109.012-7 / I1)
d) implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia; (109.013-5 / I1)
e) monitoramento da exposição aos riscos; (109.014-3 / I1)
f) registro e divulgação dos dados. (109.015-1 / I1)
9.3.1.1. A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço
Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas
que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.
9.3.2. A antecipação deverá envolver a análise de projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho, ou
de modificação dos já existentes, visando a identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para sua
redução ou eliminação. (109.016-0 / I1)
9.3.3. O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis:
a) a sua identificação; (109.017-8 / I3)
b) a determinação e localização das possíveis fontes geradoras; (109.018-6 / I3)
c) a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho; (109.019-4/
I3)
d) a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos; (109.020-8 / I3)
e) a caracterização das atividades e do tipo da exposição; (109.021-6 / I3)
f) a obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do
trabalho; (109.022-4 / I3)
g) os possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identificados, disponíveis na literatura técnica; (109.023-2 / I3)
h) a descrição das medidas de controle já existentes. (109.024-0 / I3)
9.3.4. A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária para:
a) comprovar o controle da exposição ou a inexistência riscos identificados na etapa de reconhecimento; (109.025-9
/I1)
b) dimensionar a exposição dos trabalhadores; (109.026-7 /I1)
c) subsidiar o equacionamento das medidas de controle. (109.027-5 / I1)
9.3.5. Das medidas de controle.
9.3.5.1. Deverão ser adotadas as medidas necessárias suficientes para a eliminação, a minimização ou o controle dos
riscos ambientais sempre que forem verificadas uma ou mais das seguintes situações:
a) identificação, na fase de antecipação, de risco potencial à saúde; (109.028-3 / I3)
b) constatação, na fase de reconhecimento de risco evidente à saúde; (109.029-1 / I1)
c) quando os resultados das avaliações quantitativas da exp osição dos trabalhadores excederem os valores dos limites
previstos na NR 15 ou, na ausência destes os valores limites de exposição ocupacional adotados pela American
Conference of Governmental Industrial Higyenists-ACGIH, ou aqueles que venham a ser estabelecidos em
negociação coletiva de trabalho, desde que mais rigorosos do que os critérios técnico-legais estabelecidos; (109.030-
5 / I1)
d) quando, através do controle médico da saúde, ficar caracterizado o nexo causal entre danos observados na saúde os
trabalhadores e a situação de trabalho a que eles ficam expostos. (109.031-3 / I1).
9.3.5.2. O estudo desenvolvimento e implantação de medidas de proteção coletiva deverão obedecer à seguinte
hierarquia:
a) medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde;
b) medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes no ambiente de trabalho;
a) medidas que reduzam os níveis ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho.
9.3.5.3. A implantação de medidas de caráter coletivo deverá er acompanhada de treinamento dos trabalhadores quanto
3
os procedimentos que assegurem a sua eficiência e de informação sobre as eventuais limitações de proteção que
ofereçam; 9.032-1 / I1)
9.3.5.4. Quando comprovado pelo empregador ou instituição, a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção
coletiva ou quando estas não forem suficientes ou encontrarem-se em fase de estudo, planejamento ou implantação ou
ainda em caráter complementar ou emergencial, deverão ser adotadas outras medidas obedecendo-se à seguinte
hierarquia:
a) medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho;
b) utilização de Equipamento de Proteção Individual - EPI.
9.3.5.5. A utilização de EPI no âmbito do programa deverá considerar as Normas Legais e Administrativas em vigor e
envolver no mínimo:
a) seleção do EPI adequado tecnicamente ao risco a que o trabalhador está exposto e à atividade exercida,
considerando-se a eficiência necessária para o controle da exposição ao risco e o conforto oferecido segundo
avaliação do trabalhador usuário;
b) programa de treinamento dos trabalhadores quanto à sua correta utilização e orientação sobre as limitações de
proteção que o EPI oferece;
c) estabelecimento de normas ou procedimento para promover o fornecimento, o uso, a guarda, a higienização, a
conservação, a manutenção e a reposição do EPI, visando a garantir a condições de proteção originalmente
estabelecidas;
d) caracterização das funções ou atividades dos trabalhadores, com a respectiva identificação dos EPI utilizado para os
riscos ambientais.
9.3.5.6. O PPRA deve estabelecer critérios e mecanismos de avaliação da eficácia das medidas de proteção implantadas
considerando os dados obtidos nas avaliações realizadas e no controle médico da saúde previsto na NR 7.
9.3.6. Do nível de ação.
9.3.6.1. Para os fins desta NR, considera-se nível de ação o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas
de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem os limites de exposição.
As ações devem incluir o monitoramento periódico da exposição, a informação aos trabalhadores e o controle médico.
9.3.6.2. Deverão ser objeto de controle sistemático as situações que apresentem exposição ocupacional acima dos níveis
de ação, conforme indicado nas alíneas que seguem:
a) para agentes químicos, a metade dos limites de exposição ocupacional considerados de acordo com a alínea "c" do
subitem 9.3.5.1; (109.033-0 / I2)
b) para o ruído, a dose de 0,5 (dose superior a 50%), conforme critério estabelecido na NR 15, Anexo I, item 6.
(109.034-8 / I2)
9.3.7. Do monitoramento.
9.3.7.1. Para o monitoramento da exposição dos trabalhadores e das medidas de controle deve ser realizada uma
avaliação sistemática e repetitiva da exposição a um dado risco, visando à introdução ou modificação das medidas de
controle, sempre que necessário.
9.3.8. Do registro de dados.
9.3.8.1. Deverá ser mantido pelo empregador ou instituição um registro de dados, estruturado de forma a constituir um
histórico técnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA. (109.035-6 / I1)
9.3.8.2. Os dados deverão ser mantidos por um período mínimo de 20 (vinte) anos. (109.036-4 / I1)
9.3.8.3. O registro de dados deverá estar sempre disponível aos trabalhadores interessados ou seus representantes e para
as autoridades competentes. (109.037-2 / I1)
9.4. Das responsabilidades.
9.4.1. Do empregador:
I. estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA como atividade permanente da empresa ou
instituição.
9.4.2. Dos trabalhadores:
4
I. colaborar e participar na implantação e execução do PPRA;
II. seguir as orientações recebidas nos treinamentos oferecidos dentro do PPRA;
III. informar ao seu superior hierárquico direto ocorrências que, a seu julgamento, possam implicar risco à saúde dos
trabalhadores.
9.5. Da informação.
9.5.1. Os trabalhadores interessados terão o direito de apresentar propostas e receber informações e orientações a fim de
assegurar a proteção aos riscos ambientais identificados na execução do PPRA. (109.038-0 / I2)
9.5.2. Os empregadores deverão informar os trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais
que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos e para
proteger-se dos mesmos.
9.6. Das disposições finais.
9.6.1. Sempre que vários empregadores realizem, simultaneamente, atividades no mesmo local de trabalho terão o dever
de executar ações integradas para aplicar as medidas previstas no PPRA visando à proteção de todos os trabalhadores
expostos aos riscos ambientais gerados. (109.039-9 / I2)
9.6.2. O conhecimento e a percepção que os trabalhadores têm do processo de trabalho e dos riscos ambientais
presentes, incluindo os dados consignados no Mapa de Riscos, previsto na NR 5, deverão ser considerados para fins de
planejamento e execução do PPRA em todas as suas fases. (109.040-2 / I2)
9.6.3. O empregador deverá garantir que, na ocorrência de riscos ambientais nos locais de trabalho que coloquem em
situação de grave e iminente risco um ou mais trabalhadores, os mesmos possam interromper de imediato as suas
atividades, comunicando o fato ao superior hierárquico direto para as devidas providências. (109.041-0 / I2)



























terça-feira, 17 de agosto de 2010

Redações de Alunos

Cartas de apresentação

Profª Drª Vera Lúcia Grando

No início do ano letivo, a professora Vera Lúcia Grando propôs aos seus alunos a confecção de uma carta pessoal de apresentação com o objetivo de conhecer mais seus alunos e possibilitar uma interação entre eles, bem como utilizar o material para avaliação bimestral.

Fizeram-nas em classe por escrito, entretanto , alguns as fizeram em casa. Tanto aqueles que quiseram ler para participar oralmente no processo de interação, receberam pontos positivos como aqueles que enviaram o seu material para ser publicado no blog da escola.

O modelo apresentado pela professora foi publicado no blog da escola em fevereiro para que suas classes tivessem acesso, caso tivessem perdido o modelo ou faltado no dia em que a professora colocou-o na lousa.

Segue-se abaixo o texto publicado n o blog:

Exercício de Redação para alunos do Caetano 1A,1D,1F,1G,2D,2E,2F
Elabore uma apresentação seguindo a estrutura abaixo e entregue à profª Vera Lúcia Grando até a primeira semana de março.

Título

Sou........................
Gosto de...................
Conheço bem...............
Gostaria de conhecer mais..............................
Faço........................................
Tenho como objetivo na escola.................................................... e na minha vida..........................................
O meu sonho em relação à minha formação é atuar em ......................... e fazer.........................."

Abaixo, serão fornecidos o material de alunos que enviaram suas cartas:

I-Alunos do 1A

1-Renato Vitor Nunes

Sou Renato Vitor Nunes Ribeiro de Lima .
Gosto de informática e lugares novos, conheço bem computador etc.
Gostaria de conhecer mais a vida e áreas e cursos de informática.Faço estudos e trabalho com minha mãe.
Tenho como objetivo na escola conhecimento e na vida aprender mais com os outros.
O meu sonho em relação a minha formação é atuar em informática e fazer formação e outras áreas.


2- Thales Souza Jesus

Eu, Thales Souza Jesus, gosto muito de andar de Bike, jogar bola e jogar tênis. O Meu Estilo é assim, forte, moreno, olhos castanhos, cabelos pretos e sincero.
Eu sou uma pessoa alegre que gosta de novas amizades, sei conversar bem com as pessoas...
Quando estou jogando bola ou jogando tênis, eu não penso em ganhar, penso em me divertir e gosto de começar o jogo em paz e terminar o jogo em paz. Eu gosto de estudar?
Sim gosto,mas não tanto, porque são muitos os trabalhos e eu fico até MALUCO.



II-Aluno do 1D

César Ramos

Sou César Ramos. Gosto de amigos, de ouvir musica e de mexer no computador. Conheço bem minha familia e meus amigos. Gostaria de conhecer mais lugares. Faço Curso de informática on- line e estudo .Tenho como objetivo na escola tirar notas boas e na minha casa ter bom relacionamento com minha familia.O meu sonho em relação a minha formação é atuar na área de enfermagem.

III- Aluno do 2D

Emanoel B. A. Freire

Sou Emanoel B. A. Freire .Gosto de conhecer.Conheço bem minha indefinição.

Gostaria de conhecer mais as pessoas.

Faço nada.

Tenho como objetivo na escola me conhecer e na vida contribuir com a sociedade.

O meu sonho em relação a vida profissional é atuar em teatro e filosofia e fazer televisão.


IV-Alunos do 2E



1- Jonata David

Sou Jonata David, gosto de jogar futebol com os amigos, gosto também de ir ao cinema, playcenter ou viajar para qualquer lugar de moto ou de carro. No futuro, pretendo ser advogado, da aeronáutica ou ser policial.
Estou trabalhando para comprar um carro ou uma moto e ajudar minha família, e uns dos meus sonhos não é ser rico, mas bem de vida, não há de faltar nada em casa e quero ter uma família (filhos e mulheres).


2-Mayra Orneiro de Carvalho Guião
Sou Mayra, uma pesooa tímida, extrovertida como uma menina, tenho comportamento de mulher, educada; como respeitam, o respeito será o mesmo.
Gosto de sair, conversar , comer, curtir minha vida e poder estudar.Gosto muito, mas o suficiente pra aprender.
Conheço bem sobre tecnologia, modas, internet pelo mundo a fora.Gostaria de conhecer mais sobre Medicina, tenho muita vontade de poder estar aprendendo melhor.
Faço minhas obrigações, não exerço nenhuma profissão, mas ajudo minha mãe com as obrigações de casa.
Tenho como objetivo na escola prestar atenção aos professores para poder passar o conhecimento do que sabem para nós um dia conseguirmos um objetivo.
E na minha vida agradeço pelos meus pais, a Deus por tudo que tenho e, estou conquistando meu objetivo.
O meu sonho em relação a minha formação é atuar em Medicina, o meu sonho é poder trabalhar em ambulância, podendo salvar a vida do próximo .Quero fazer Faculdade de Enfermagem.

3-Tiago Cardoso de Souza


Sou Tiago Cardoso de Souza, estudo na escola Caetano de Campos, tenho 18 anos..
Gosto de poder fazer minhas obrigações, com responsabilidade..
Conheço bem sobre carros..
Gostaria de conhecer mais sobre carros..
Trabalho e estudo..
Tenho como objetivo na escola poder aprender cada dia mais..
E na minha vida poder realizar meus planos e ter um bom futuro..
O meu sonho em relação à minha formação, não penso no momento..
Pretendo ter um bom futuro pra minha vida !

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

TIPOLOGIAS DIVERSAS

Orientação:Professora Drª Vera Lúcia Grando
Durante o primeiro semestre de 2010, trabalhamos com a elaboração de textos argumentativos. Foram apontadas em classe as semelhanças e diferenças de várias tipologias de texto.
RESULTADOS:
2D
Adriana Cristina Barbosa

O viver


O lugar onde vivo é muito interessante, porque há coisas que acontecem todos os dias.
Há escola, shopping, parques e lojas temos tudo.
Mas existe coisa que tem em todos os lugares e em todos os países.
Há pessoas em todos os países não só aqui no Brasil que não têm onde morar, alimento e dinheiro para comprar roupas etc.
Porém tem outras pessoas que têm tudo mas não aproveitam, pois algumas pegam o dinheiro que têm para comprar DROGAS e outras coisas que fazem mal.
Isso não tem idade para as pessoas usarem DROGAS,muitas irão usar até morre. Pensamos que deveria muda isso.
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O DECLÍNIO DO ESPAÇO PUBLICO: A DETERIORAÇÃO E A DESTRUIÇÃO DO ESPAÇO PUBLICO OS CONJUNTOS RESIDENCIAIS
José Luiz Diniz
RESUMO: As propostas de espaços públicos nos conjuntos residenciais foram mal sucedidas,pois nesse espaço coletivo não surgiu uma nova sociabilidade. Exemplo disso, é o conjunto Vila Guiomar, no qual o espaço público foi privatizado e dividido em tantas partes quanto era o número de apartamentos, e transformadas em garagem e depósitos fechados. Nos famosos conjuntos Reiidy, também houve uma tentativa,houve falha de espaços coletivos, sendo desativados ou abandonados como as lavanderias, cinemas etc... A visão dos profissionais que atuaram nessas construções certamente era marcada pelo etnocentrismo e pelo desprezo ao modo de vida do "povo". A interpretação de Cavalcanti de que “... o arquiteto tende a pensar nas moradias como anacrônica, tentando assim resolver com o que julgam correto e moderno referente a questão..." é correta, pois, os arquitetos almejam propor soluções modernas e "corretas" ao seu ponto de vista. Os arquitetos dos anos 20 não achavam que os conjuntos habitacionais devessem ser voltados as necessidades dos moradores. "A construção de habitações populares não se deve tratar especificamente de uma "casa dos sonhos", mais sim de algo que supra suas necessidades de uma forma inovadora, original e capaz de originar novos hábitos e novo modo de vida conforme as ideias que tem do futuro “ [Kopp 1991:53-4]. Era esse o pensamento dos arquitetos da época, que acreditavam estar criando uma nova sociedade, portanto, por mais indiferentes que os arquitetos tenham sido em relação a incorporar as práticas populares, isso não inválida a intenção e perspectiva dos que deram uma dimensão social a arquitetura brasileira. Na década de 1940, predominava o dualismo entre o atrasado e o moderno. Os trabalhadores deveriam ser incentivados a transportar seus hábitos que traziam de meio rural ou de espaço urbano organizado de forma espontânea. Que essas visões eram equivocadas, não resta dúvida, mas não se pode exigir dos arquitetos do passado, a posteriori. E naquele momento a tarefa de modernizar a habitação aparecia como objetivo primordial. Esses desafios foram enfrentados nos mais representativos conjuntos habitacionais então construídos.
CITAÇÕES 1 - “...a grosso modo pode-se dizer que as propostas generosas em relação a estes espaços não foram bem sucedidas.”. 2 - "A visão destes profissionais certamente era marcada pelo etnocentrismo e pelo desprezo ao modo de vida do "povo"...”. 3 - “... os arquitetos tendem a pensar as formas existentes de moradia como anacrônicas, almejando propor soluções que interpretem "corretas" e modernamente a questão..."
COMENTÁRIOS: A meu ver o texto é uma crítica aos arquitetos antigos, ele se refere a eles como sendo desconhecedores das necessidades do chamado "povo". Ele traz exemplos de erros de planejamento em áreas coletivas, que resultaram na inutilização ou na reutilização para outras finalidades dos espaços públicos pelos proprietários. No entanto, o texto também fala que as intenções dos arquitetos eram boas, mais falharam pelo fato de eles não terem pesquisado mais a fundo as necessidades dos moradores para os quais eram destinadas as moradias.

IDEAÇÃO: O texto condiz com outros sobre a história da habitação que li, neles reforça-se a ideia de que os arquitetos antigos buscavam resolver a questão da habitação popular por meio de inovações no modo de construir, utilizando-se muito mais a solução estética do que a dos problemas de seus moradores, como por exemplo, a "casa giratória"(de 1930).
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Gabriele G. Zimmerman


Drogas na adolescência

A adolescência é um período de descobrir tudo. Os hormônios estão a flor da pele, há transformações vísiveis no corpo inteiro. É tudo muito complexo, nesta época há muita pressão, devemos demonstrar responsabilidade diante de tudo e de todos, tudo o que é cobrança, desde o meio social até a estruturação com o sexo oposto.
Nesta época, é normal se distanciar dos pais e ficar mais próximos de amigos que mais se identifica. Isso é bom, mas como a adolescência é uma fase de transformações, os pais teriam de ter muito diálogo, amizade, para poder se comunicar com os filhos.
Muitas vezes isso não acontece, e é aí que entram as drogas. Os amigos influenciam muito nesse assunto. Basta provar uma vez e você já está em um grupo de dependentes. Há várias suposições do porquê que adolescentes fazem isso: decepções da vida, má influência, solidão, desentedimento com os pais.
A droga que lidera o ranking de mais usada por adolescentes é a maconha.
Os pais devem ficar em alerta com os filhos, pois qualquer descuido, pode virar num caos total.

Linguagem da Web

Os jovens do mundo inteiro, quando entram em conversas virtuais, usam a abreviação. Ela é odiada por professores de Língua Portuguesa, pois alguns jovens, como estão tão acostumados de falar abreviadamente, acabam fazendo isso não só na Internet como na escola, o que prejudica muito.
Isso acontece para a comunicação ser mais rápida, pois normalmente conversam com mais de uma pessoa ao mesmo tempo.
Muitas pessoas acham que a Internet é uma ameaça à língua portuguesa. Será mesmo?
Cada vez mais usamos siglas, expressões estrangeiras e com isso, escrevemos cada vez mais abreviado, e resulta em um hábito de escrever cada dia pior, mesmo fora da internet.
A internet é uma ''arma'' muito poderosa, mas está sendo usada de uma forma errada que acaba idiotizando os jovens.
Esse tipo de abreviação é mais utilizada por jovens pois, eles têm mais facilidade de se adaptar ao ''símbolo'' de um novo ''código''.
Enfim, isto é uma opção de vida, há pessoas que aderiram e , também há pessoas que não.
A linguagem é um processo natural que faz que as línguas evoluam. Isto pode influir em transformações futuras, por qual irá passar nos anos seguintes.




Aquecimento Global

Hoje em dia o mundo sofre com um sério problema, o Aquecimento Global.
Podemos dizer que o Aquecimento Global é o aumento da temperatura dos oceanos e também do ar. Ele é causado principalmente por causa dos gases do Efeito Estufa, com a queima de combustíveis fósseis e queimadas.
O clima, hoje, está muito instável, ele muda muito rapidamente, e isso é causado também por conta do Aquecimento Global.
Os carros são um dos grandes vilões, soltam muitos gases poluentes, mas eles tem uma ''solução'': Catalisadores Automotivos, este catalisador ''ameniza'' os gases poluentes que saem dos carros. Ou seja, com esses catalizadores seria um jeito muito bom de nos prevenirmos das consequências do aquecimento Global.
Se nós diminuíssemos o uso de combustíveis fósseis como: diesel, querosene, gasolina, e os substituíssemos pelos biocombustiveis como: biodisel e etanol, seria uma pequena ação que haveria uma grande reação. A reciclagem é um meio muito bom de ajudar o meio ambiente.
Enfim, basta nos informarmos melhor, entender o que realmente está acontecendo no mundo, e nos conscientizarmos. Por isso, vamos fazer a nossa parte, afinal, quem deve aquecer a Terra é o Sol.


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Luma Raphaella Silva Xavier

1-Aborto

O aborto é um crime, em qualquer época da gestação em que ele for feito. Não sei como há médicos dispostos a praticar qualquer dos procedimentos. Como uma mãe pode submeter um filho a este sofrimento? Ou um pai? Acho que a humanidade cada dia está mais distante de merecer o lugar que ocupa na hierarquia das espécies. Não interessa aqui que motivos são ou não relevantes para esta prática. Que a criança possa pelo menos ter a oportunidade de nascer. Se seus pais não protegem sua vida, quem vai lutar por ela? Se por ignorância desconhecem que já tem uma personalidade, sentimentos e angústias, e vai sentir a violência praticada contra ela sem que lhe ouça o grito mudo, que isso lhes seja dito. Se não querem mantê-la após seu nascimento, que seja adotada. Há muitas famílias dispostas a criar um filho. Se há problemas sociais causados por gestações demasiadas, indesejadas, que se eduque o povo e os jovens inconsequentes, que sejam feitas campanhas de esclarecimento, para que casais sejam mais conscientes ao tomarem a decisão de ter uma criança, ou fazer sexo sem pensar nas conseqüências. O aborto é um ato violento e cruel contra um ser totalmente indefeso.


2-Bulimia Nervosa

É mais comumente encontrada em mulheres adultas jovens, sendo mais frequente em pessoas que no passado fizeram tratamento para emagrecer. Eles têm fome insaciável, mas continuam com medo de engordar. Ingerem uma grande quantidade de alimentos e depois provocam vômitos ou tomam diuréticos e laxantes ou praticam exercícios de forma exagerada. Os hábitos alimentares do paciente são supervisionados e reorientados, recorre-se a psicoterapia e a medicamentos. Embora a maioria dos bulimiacos pareça ter peso normal ou acima do normal, esse constante comer e vomitar pode causar inúmeras complicações: Desidratação – O vômito repetido de ácidos estomacais pode corroer os dentes. Câimbras musculares, fraqueza e insuficiência cardíaca resultantes da perda de potássio. Como muitos sofrem de ansiedade e depressão, há mais risco de suicídio.

3-Bullying

Talvez já ouviu falar ou não conhece. Mas é provável que já sofreu ou presenciou alguém sendo vítima desse mal.o problema atingem principalmente nas escolas é tão grave que nos últimos anos vem preocupando as autoridades educacionais.Bullying é colocar apelido maldosos,fazer gozações,discriminar alguém do grupo ou outras atitudes violentas que ocorre dentro das escolas,não se trata de brincadeiras de mal gosto,mas de atitudes maldosas que se repetem com frequência com o objetivo de humilhar o colega.Os prejuízos na aprendizagem não são apenas para quem é alvo do bullying,mas também para os que estão próximos desse tipo de violência.muitas escolas tem se aprofundado nesse tema e tem buscado junto aos professores e pais soluções para esse mal. As medidas tomados estão voltadas principalmente para uma educação de valores que possa contribuir com a formação de uma sociedade mais solidária e menos violenta. Diga não a esse mal que tem prejudicado muitos estudantes levando-os muitas vezes a desistir dos estudos, em casos mais graves podem ocorrer até o suicídio ou gerar indivíduos mais agressivos.

4-Pedofilia


A Internet um dos bens da humanidade que muito contribui para o seu desenvolvimento está sendo utilizada pelos pedófilos para realizarem suas fantasias sexuais, trocarem e comercializarem fotos, filmes, DVD entre outras coisas. Dos crimes praticados através da Internet, a pedofilia é sem sombra de dúvida o que causa maior repúdio à sociedade. A pedofilia consiste num distúrbio de conduta sexual, onde o indivíduo adulto sente desejo compulsivo por crianças ou pré-adolescentes, podendo ter caráter homossexual ou heterossexual. Na maioria dos casos, os pedófilos são homens muitas vezes casados, que se sentem incapazes de obter satisfação sexual com uma pessoa adulta. Os números são alarmantes: estima-se que a pedofilia movimente muito dinheiro (correspondentes a vendas de fotos e vídeos contendo abuso sexual). Em todo o mundo já foram encontrados mais de 17.000 sites de pedofilia na Web. A Internet também está sendo usada para traficar crianças e adolescentes a fim de serem exploradas sexualmente e envolvidas em uma rede de tráfico e prostituição. Muitos dos "pacotes turísticos" vendidos pela NET têm a criança como principal atração.


5-Bebidas alcoólicas


As bebidas alcoólicas contribuírem para a pessoa adormecer, quem bebe antes de dormir se desperta muitas vezes durante a noite, acorda mais cedo que o usual e por vezes, não atinge os estágios mais profundos do sono. Um estudo foi feito com 63 alcoólatras em recuperação. Mesmo depois de abstêmios, os viciados não possuem um sono tranqüilo, mais da metade deles têm distúrbios do sono, como insônias, pesadelos e solilóquios. Nas pessoas sem vícios, esses índices não passam de 10% a 15% em todas as faixas etárias. Os pesquisadores alertam para que não se leve mais a sério o mito popular de que tomar uma dose de bebida alcoólica antes de se deitar contribui para o sono. Outro alerta é que muitas vezes, as pessoas com insônia, adquirem o hábito de beber antes de dormir e desenvolvem o alcoolismo.


6-Bipolar

Ha uma série de lacunas acerca do entendimento etiológico do transtorno bipolar do humor associado ao uso indevido de substâncias psicoativas. Por outro lado, há uma grande variedade de estratégias medicamentosas e psicossociais em desenvolvimento, que ainda necessitam de estudos mais elaborados e por tempo mais prolongado. Entre as pesquisas farmacoterápicas em curso, merecem atenção especial aquelas acerca dos novos estabilizadores do humor, cujo potencial terapêutico parece contribuir tanto para a remissão dos sintomas afetivos, quanto para a melhora dos padrões de abstinência. A criação de programas estruturados de atenção, com participação da família e supervisionado por equipe multidisciplinar parece ser o caminho mais promissor.
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2F
Ana Carolina
Viviane Simas Ferreira dos Santos



DROGAS

A Droga hoje em dia está sendo muito usada, principalmente pelos jovens.
Muitas pessoas usam drogas por causa dos pais que se separaram, dos pais que ficam brigando dentro de casa, das influências dos amigos, que ficam chamando de careta, outras usam, porque são tímidos para poderem se soltar, às vezes, até se soltarem nas festas e, às vezes, até mesmo para matar ou roubar, mas tem gente que só usa para se achar o cara.
Por sua vez, sabemos que a droga é um risco pra todos, não devemos nem experimentar. Encontramos sempre em lugares movimentados exemplos: festas, baladas, escolas, etc.
É difícil largar o vicio, só com muita ajuda dos pais, dos amigos e das pessoas que estão por perto, com um bom tratamento. Mesmo assim, muitos têm uma recaída e só ao longo de um bom tratamento conseguem se livrar das drogas e sabem que é o pior caminho para se trilhar.
Fernando Henrique Ferreira Costa
Moradores de Rua
(Mendigos)


Uma pessoa que não sabe escrever, não tem escolaridade nenhuma, não tem experiência com emprego algum nem capacitação profissional em uma sociedade capitalista só pode ser uma coisa: mendigo.
A vida de um mendigo é extremamente dura,agüentar todos os tipos de humilhações e descriminações da sociedade,ter que passar todos os dias a ver a cruel face da sociedade capitalista estampada na sua pele uma pessoa que nasceu para sofrer e passar por todas as necessidade vitais no mundo sendo que muitas vezes até a morte.Mas o que é pior é que pessoas que tem do bom e do melhor jovens mimados de classe média matam esses pobres coitados de classe nula.
Essa não é uma questão para refletir, é uma questão para agir no bairro em que vivemos Aclimação.



ABORTO É CRIME
Marisa Bonfim
Stefany Leone



O aborto é um crime, mas tem fins lucrativos.O aborto é crime, porque tira vidas de seres inocentes, porque ainda não podem se proteger da crueldade humana, pois não são responsáveis pelas irresponsabilidades alheias.
É falta de prevenção de seus pais, outro fato é que as igrejas condenam o aborto, dizem que apenas Deus tem o direito de tirar vidas, mas mesmo assim muitas pessoas praticam o aborto sem sentir nenhum sentimento de culpa, prejudicando a sua própria saúde, pois é provável que futuramente, essa mulher não possa mais engravidar devido a um aborto mal feito.
Por sua vez, a lei protege quando o motivo da gravidez for por estupro, mas o aborto só pode ser feito com ordem judicial. Esse processo é muito lento, então muitas pessoas o fazem de formas ilegais.
Do ponto de vista de algumas pessoas, o aborto deve ser legalizado, pois quando a gravidez é indesejada, acham melhor não colocar uma nova vida no mundo, podendo futuramente se tonar morador de rua, drogado ou ladrão.
Resumindo, muitas pessoas são a favor do aborto, mas ainda acreditamos que o aborto é um crime, e para ser combatido, as pessoas devem se previnir durante a releção sexual para evitar assim, uma gravidez indesejada e até prevenir ambos os parceiros de doença sexualmente transmissíveis com o uso de uma camisinha masculina ou feminina.