quarta-feira, 4 de agosto de 2010

TIPOLOGIAS DIVERSAS

Orientação:Professora Drª Vera Lúcia Grando
Durante o primeiro semestre de 2010, trabalhamos com a elaboração de textos argumentativos. Foram apontadas em classe as semelhanças e diferenças de várias tipologias de texto.
RESULTADOS:
2D
Adriana Cristina Barbosa

O viver


O lugar onde vivo é muito interessante, porque há coisas que acontecem todos os dias.
Há escola, shopping, parques e lojas temos tudo.
Mas existe coisa que tem em todos os lugares e em todos os países.
Há pessoas em todos os países não só aqui no Brasil que não têm onde morar, alimento e dinheiro para comprar roupas etc.
Porém tem outras pessoas que têm tudo mas não aproveitam, pois algumas pegam o dinheiro que têm para comprar DROGAS e outras coisas que fazem mal.
Isso não tem idade para as pessoas usarem DROGAS,muitas irão usar até morre. Pensamos que deveria muda isso.
****************************************************************************************************
O DECLÍNIO DO ESPAÇO PUBLICO: A DETERIORAÇÃO E A DESTRUIÇÃO DO ESPAÇO PUBLICO OS CONJUNTOS RESIDENCIAIS
José Luiz Diniz
RESUMO: As propostas de espaços públicos nos conjuntos residenciais foram mal sucedidas,pois nesse espaço coletivo não surgiu uma nova sociabilidade. Exemplo disso, é o conjunto Vila Guiomar, no qual o espaço público foi privatizado e dividido em tantas partes quanto era o número de apartamentos, e transformadas em garagem e depósitos fechados. Nos famosos conjuntos Reiidy, também houve uma tentativa,houve falha de espaços coletivos, sendo desativados ou abandonados como as lavanderias, cinemas etc... A visão dos profissionais que atuaram nessas construções certamente era marcada pelo etnocentrismo e pelo desprezo ao modo de vida do "povo". A interpretação de Cavalcanti de que “... o arquiteto tende a pensar nas moradias como anacrônica, tentando assim resolver com o que julgam correto e moderno referente a questão..." é correta, pois, os arquitetos almejam propor soluções modernas e "corretas" ao seu ponto de vista. Os arquitetos dos anos 20 não achavam que os conjuntos habitacionais devessem ser voltados as necessidades dos moradores. "A construção de habitações populares não se deve tratar especificamente de uma "casa dos sonhos", mais sim de algo que supra suas necessidades de uma forma inovadora, original e capaz de originar novos hábitos e novo modo de vida conforme as ideias que tem do futuro “ [Kopp 1991:53-4]. Era esse o pensamento dos arquitetos da época, que acreditavam estar criando uma nova sociedade, portanto, por mais indiferentes que os arquitetos tenham sido em relação a incorporar as práticas populares, isso não inválida a intenção e perspectiva dos que deram uma dimensão social a arquitetura brasileira. Na década de 1940, predominava o dualismo entre o atrasado e o moderno. Os trabalhadores deveriam ser incentivados a transportar seus hábitos que traziam de meio rural ou de espaço urbano organizado de forma espontânea. Que essas visões eram equivocadas, não resta dúvida, mas não se pode exigir dos arquitetos do passado, a posteriori. E naquele momento a tarefa de modernizar a habitação aparecia como objetivo primordial. Esses desafios foram enfrentados nos mais representativos conjuntos habitacionais então construídos.
CITAÇÕES 1 - “...a grosso modo pode-se dizer que as propostas generosas em relação a estes espaços não foram bem sucedidas.”. 2 - "A visão destes profissionais certamente era marcada pelo etnocentrismo e pelo desprezo ao modo de vida do "povo"...”. 3 - “... os arquitetos tendem a pensar as formas existentes de moradia como anacrônicas, almejando propor soluções que interpretem "corretas" e modernamente a questão..."
COMENTÁRIOS: A meu ver o texto é uma crítica aos arquitetos antigos, ele se refere a eles como sendo desconhecedores das necessidades do chamado "povo". Ele traz exemplos de erros de planejamento em áreas coletivas, que resultaram na inutilização ou na reutilização para outras finalidades dos espaços públicos pelos proprietários. No entanto, o texto também fala que as intenções dos arquitetos eram boas, mais falharam pelo fato de eles não terem pesquisado mais a fundo as necessidades dos moradores para os quais eram destinadas as moradias.

IDEAÇÃO: O texto condiz com outros sobre a história da habitação que li, neles reforça-se a ideia de que os arquitetos antigos buscavam resolver a questão da habitação popular por meio de inovações no modo de construir, utilizando-se muito mais a solução estética do que a dos problemas de seus moradores, como por exemplo, a "casa giratória"(de 1930).
****************************************************************************
****************************************************************************

Gabriele G. Zimmerman


Drogas na adolescência

A adolescência é um período de descobrir tudo. Os hormônios estão a flor da pele, há transformações vísiveis no corpo inteiro. É tudo muito complexo, nesta época há muita pressão, devemos demonstrar responsabilidade diante de tudo e de todos, tudo o que é cobrança, desde o meio social até a estruturação com o sexo oposto.
Nesta época, é normal se distanciar dos pais e ficar mais próximos de amigos que mais se identifica. Isso é bom, mas como a adolescência é uma fase de transformações, os pais teriam de ter muito diálogo, amizade, para poder se comunicar com os filhos.
Muitas vezes isso não acontece, e é aí que entram as drogas. Os amigos influenciam muito nesse assunto. Basta provar uma vez e você já está em um grupo de dependentes. Há várias suposições do porquê que adolescentes fazem isso: decepções da vida, má influência, solidão, desentedimento com os pais.
A droga que lidera o ranking de mais usada por adolescentes é a maconha.
Os pais devem ficar em alerta com os filhos, pois qualquer descuido, pode virar num caos total.

Linguagem da Web

Os jovens do mundo inteiro, quando entram em conversas virtuais, usam a abreviação. Ela é odiada por professores de Língua Portuguesa, pois alguns jovens, como estão tão acostumados de falar abreviadamente, acabam fazendo isso não só na Internet como na escola, o que prejudica muito.
Isso acontece para a comunicação ser mais rápida, pois normalmente conversam com mais de uma pessoa ao mesmo tempo.
Muitas pessoas acham que a Internet é uma ameaça à língua portuguesa. Será mesmo?
Cada vez mais usamos siglas, expressões estrangeiras e com isso, escrevemos cada vez mais abreviado, e resulta em um hábito de escrever cada dia pior, mesmo fora da internet.
A internet é uma ''arma'' muito poderosa, mas está sendo usada de uma forma errada que acaba idiotizando os jovens.
Esse tipo de abreviação é mais utilizada por jovens pois, eles têm mais facilidade de se adaptar ao ''símbolo'' de um novo ''código''.
Enfim, isto é uma opção de vida, há pessoas que aderiram e , também há pessoas que não.
A linguagem é um processo natural que faz que as línguas evoluam. Isto pode influir em transformações futuras, por qual irá passar nos anos seguintes.




Aquecimento Global

Hoje em dia o mundo sofre com um sério problema, o Aquecimento Global.
Podemos dizer que o Aquecimento Global é o aumento da temperatura dos oceanos e também do ar. Ele é causado principalmente por causa dos gases do Efeito Estufa, com a queima de combustíveis fósseis e queimadas.
O clima, hoje, está muito instável, ele muda muito rapidamente, e isso é causado também por conta do Aquecimento Global.
Os carros são um dos grandes vilões, soltam muitos gases poluentes, mas eles tem uma ''solução'': Catalisadores Automotivos, este catalisador ''ameniza'' os gases poluentes que saem dos carros. Ou seja, com esses catalizadores seria um jeito muito bom de nos prevenirmos das consequências do aquecimento Global.
Se nós diminuíssemos o uso de combustíveis fósseis como: diesel, querosene, gasolina, e os substituíssemos pelos biocombustiveis como: biodisel e etanol, seria uma pequena ação que haveria uma grande reação. A reciclagem é um meio muito bom de ajudar o meio ambiente.
Enfim, basta nos informarmos melhor, entender o que realmente está acontecendo no mundo, e nos conscientizarmos. Por isso, vamos fazer a nossa parte, afinal, quem deve aquecer a Terra é o Sol.


\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\



Luma Raphaella Silva Xavier

1-Aborto

O aborto é um crime, em qualquer época da gestação em que ele for feito. Não sei como há médicos dispostos a praticar qualquer dos procedimentos. Como uma mãe pode submeter um filho a este sofrimento? Ou um pai? Acho que a humanidade cada dia está mais distante de merecer o lugar que ocupa na hierarquia das espécies. Não interessa aqui que motivos são ou não relevantes para esta prática. Que a criança possa pelo menos ter a oportunidade de nascer. Se seus pais não protegem sua vida, quem vai lutar por ela? Se por ignorância desconhecem que já tem uma personalidade, sentimentos e angústias, e vai sentir a violência praticada contra ela sem que lhe ouça o grito mudo, que isso lhes seja dito. Se não querem mantê-la após seu nascimento, que seja adotada. Há muitas famílias dispostas a criar um filho. Se há problemas sociais causados por gestações demasiadas, indesejadas, que se eduque o povo e os jovens inconsequentes, que sejam feitas campanhas de esclarecimento, para que casais sejam mais conscientes ao tomarem a decisão de ter uma criança, ou fazer sexo sem pensar nas conseqüências. O aborto é um ato violento e cruel contra um ser totalmente indefeso.


2-Bulimia Nervosa

É mais comumente encontrada em mulheres adultas jovens, sendo mais frequente em pessoas que no passado fizeram tratamento para emagrecer. Eles têm fome insaciável, mas continuam com medo de engordar. Ingerem uma grande quantidade de alimentos e depois provocam vômitos ou tomam diuréticos e laxantes ou praticam exercícios de forma exagerada. Os hábitos alimentares do paciente são supervisionados e reorientados, recorre-se a psicoterapia e a medicamentos. Embora a maioria dos bulimiacos pareça ter peso normal ou acima do normal, esse constante comer e vomitar pode causar inúmeras complicações: Desidratação – O vômito repetido de ácidos estomacais pode corroer os dentes. Câimbras musculares, fraqueza e insuficiência cardíaca resultantes da perda de potássio. Como muitos sofrem de ansiedade e depressão, há mais risco de suicídio.

3-Bullying

Talvez já ouviu falar ou não conhece. Mas é provável que já sofreu ou presenciou alguém sendo vítima desse mal.o problema atingem principalmente nas escolas é tão grave que nos últimos anos vem preocupando as autoridades educacionais.Bullying é colocar apelido maldosos,fazer gozações,discriminar alguém do grupo ou outras atitudes violentas que ocorre dentro das escolas,não se trata de brincadeiras de mal gosto,mas de atitudes maldosas que se repetem com frequência com o objetivo de humilhar o colega.Os prejuízos na aprendizagem não são apenas para quem é alvo do bullying,mas também para os que estão próximos desse tipo de violência.muitas escolas tem se aprofundado nesse tema e tem buscado junto aos professores e pais soluções para esse mal. As medidas tomados estão voltadas principalmente para uma educação de valores que possa contribuir com a formação de uma sociedade mais solidária e menos violenta. Diga não a esse mal que tem prejudicado muitos estudantes levando-os muitas vezes a desistir dos estudos, em casos mais graves podem ocorrer até o suicídio ou gerar indivíduos mais agressivos.

4-Pedofilia


A Internet um dos bens da humanidade que muito contribui para o seu desenvolvimento está sendo utilizada pelos pedófilos para realizarem suas fantasias sexuais, trocarem e comercializarem fotos, filmes, DVD entre outras coisas. Dos crimes praticados através da Internet, a pedofilia é sem sombra de dúvida o que causa maior repúdio à sociedade. A pedofilia consiste num distúrbio de conduta sexual, onde o indivíduo adulto sente desejo compulsivo por crianças ou pré-adolescentes, podendo ter caráter homossexual ou heterossexual. Na maioria dos casos, os pedófilos são homens muitas vezes casados, que se sentem incapazes de obter satisfação sexual com uma pessoa adulta. Os números são alarmantes: estima-se que a pedofilia movimente muito dinheiro (correspondentes a vendas de fotos e vídeos contendo abuso sexual). Em todo o mundo já foram encontrados mais de 17.000 sites de pedofilia na Web. A Internet também está sendo usada para traficar crianças e adolescentes a fim de serem exploradas sexualmente e envolvidas em uma rede de tráfico e prostituição. Muitos dos "pacotes turísticos" vendidos pela NET têm a criança como principal atração.


5-Bebidas alcoólicas


As bebidas alcoólicas contribuírem para a pessoa adormecer, quem bebe antes de dormir se desperta muitas vezes durante a noite, acorda mais cedo que o usual e por vezes, não atinge os estágios mais profundos do sono. Um estudo foi feito com 63 alcoólatras em recuperação. Mesmo depois de abstêmios, os viciados não possuem um sono tranqüilo, mais da metade deles têm distúrbios do sono, como insônias, pesadelos e solilóquios. Nas pessoas sem vícios, esses índices não passam de 10% a 15% em todas as faixas etárias. Os pesquisadores alertam para que não se leve mais a sério o mito popular de que tomar uma dose de bebida alcoólica antes de se deitar contribui para o sono. Outro alerta é que muitas vezes, as pessoas com insônia, adquirem o hábito de beber antes de dormir e desenvolvem o alcoolismo.


6-Bipolar

Ha uma série de lacunas acerca do entendimento etiológico do transtorno bipolar do humor associado ao uso indevido de substâncias psicoativas. Por outro lado, há uma grande variedade de estratégias medicamentosas e psicossociais em desenvolvimento, que ainda necessitam de estudos mais elaborados e por tempo mais prolongado. Entre as pesquisas farmacoterápicas em curso, merecem atenção especial aquelas acerca dos novos estabilizadores do humor, cujo potencial terapêutico parece contribuir tanto para a remissão dos sintomas afetivos, quanto para a melhora dos padrões de abstinência. A criação de programas estruturados de atenção, com participação da família e supervisionado por equipe multidisciplinar parece ser o caminho mais promissor.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
2F
Ana Carolina
Viviane Simas Ferreira dos Santos



DROGAS

A Droga hoje em dia está sendo muito usada, principalmente pelos jovens.
Muitas pessoas usam drogas por causa dos pais que se separaram, dos pais que ficam brigando dentro de casa, das influências dos amigos, que ficam chamando de careta, outras usam, porque são tímidos para poderem se soltar, às vezes, até se soltarem nas festas e, às vezes, até mesmo para matar ou roubar, mas tem gente que só usa para se achar o cara.
Por sua vez, sabemos que a droga é um risco pra todos, não devemos nem experimentar. Encontramos sempre em lugares movimentados exemplos: festas, baladas, escolas, etc.
É difícil largar o vicio, só com muita ajuda dos pais, dos amigos e das pessoas que estão por perto, com um bom tratamento. Mesmo assim, muitos têm uma recaída e só ao longo de um bom tratamento conseguem se livrar das drogas e sabem que é o pior caminho para se trilhar.
Fernando Henrique Ferreira Costa
Moradores de Rua
(Mendigos)


Uma pessoa que não sabe escrever, não tem escolaridade nenhuma, não tem experiência com emprego algum nem capacitação profissional em uma sociedade capitalista só pode ser uma coisa: mendigo.
A vida de um mendigo é extremamente dura,agüentar todos os tipos de humilhações e descriminações da sociedade,ter que passar todos os dias a ver a cruel face da sociedade capitalista estampada na sua pele uma pessoa que nasceu para sofrer e passar por todas as necessidade vitais no mundo sendo que muitas vezes até a morte.Mas o que é pior é que pessoas que tem do bom e do melhor jovens mimados de classe média matam esses pobres coitados de classe nula.
Essa não é uma questão para refletir, é uma questão para agir no bairro em que vivemos Aclimação.



ABORTO É CRIME
Marisa Bonfim
Stefany Leone



O aborto é um crime, mas tem fins lucrativos.O aborto é crime, porque tira vidas de seres inocentes, porque ainda não podem se proteger da crueldade humana, pois não são responsáveis pelas irresponsabilidades alheias.
É falta de prevenção de seus pais, outro fato é que as igrejas condenam o aborto, dizem que apenas Deus tem o direito de tirar vidas, mas mesmo assim muitas pessoas praticam o aborto sem sentir nenhum sentimento de culpa, prejudicando a sua própria saúde, pois é provável que futuramente, essa mulher não possa mais engravidar devido a um aborto mal feito.
Por sua vez, a lei protege quando o motivo da gravidez for por estupro, mas o aborto só pode ser feito com ordem judicial. Esse processo é muito lento, então muitas pessoas o fazem de formas ilegais.
Do ponto de vista de algumas pessoas, o aborto deve ser legalizado, pois quando a gravidez é indesejada, acham melhor não colocar uma nova vida no mundo, podendo futuramente se tonar morador de rua, drogado ou ladrão.
Resumindo, muitas pessoas são a favor do aborto, mas ainda acreditamos que o aborto é um crime, e para ser combatido, as pessoas devem se previnir durante a releção sexual para evitar assim, uma gravidez indesejada e até prevenir ambos os parceiros de doença sexualmente transmissíveis com o uso de uma camisinha masculina ou feminina.

Nenhum comentário: