sábado, 16 de março de 2013

Iluminismo em O Cortiço

Segundo Abaurre et all (2002), Illuminismo, o conjunto das tendências ideológicas, filosóficas e científicas desenvolvido no período do século XVIII é consequência da recuperação de um espírito experimental, racional, que buscava o saber enciclopédico. Essa postura de busca pela Ciência e pela Razão foi associada imediatamente pela metáfora "das luzes", pois acreditavam estar iluminando as trevas e o obscurantismo religioso do século XVII.

 
 
Após a leitura do trecho acima, podemos dizer que em O Cortiço:
1- O artista procura analisar a realidade tendo a realidade como o seu instrumento (Racionalismo e Objetividade)? Justifique sua resposta.
2- O passado , as origens , as raízes não são mais o foco de atenção do artista, mas sim, uma adoção de  postura materialista,pois interessa-se pelo momento em que vive , e pelos seus contemporâneos( Contemporaneidade e Materialismo)? Justifique a sua resposta.



Exercício elaborado pela Profª Vera Lúcia Grando

Um comentário:

Débora M. da Silva disse...

1.Sim, é possível perceber isso através do foco narrativo em terceira pessoa e também pela forma como os personagem são apresentados, falando sobre suas condições de vida e de trabalho. Pois o objetivo principal é mostrar que o ser humano é fruto do meio em que vive, ou seja, da realidade.

2. Em O Cortiço vemos claramente a postura materialista em personagens como João Romão e Miranda, que dão mais valor as coisas materiais acima de tudo. E a Contemporaneidade na descrição dos personagens, que não são idealizados.