sábado, 16 de março de 2013

Marxismo: O Cortiço

Para Marx, os homens fazem a sua  própria história , mas não a fazem arbitrariamente, em circunstâncias escolhidas poe eles mesmos, e sim em circunstâncias diretamente dadas e herdadas do passado... Para ele o o trabalhador (ou proletário) estava condenado à pobreza, porque a classe dotada de poder econômico também controlava o Estado, valendo-se de seu poder político para oprimir o proletariado e incrementar suas propriedades.... E Acrescenta que o Capitalismo produziria, assim , um segundo e mais grave tipo de pobreza, a de espírito, uma vez que, sob esse sistema econômico, o trabalhador encontrava-se completamente desqualificado, sendo tratado como uma espécie de besta de carga, uma engrenagem no processo de produção. As pessoas eram, portanto, alienadas umas das outras, desumanizadas. (In Abaurre et all, 2002. Português, Língua e Literatura.)
 
 
 
Podemos perceber em O Cortiço influências dessas teorias marxistas ? Justifique a sua resposta.
 
 
 
Exercício elaborado pela Profª Vera Lúcia Grando.

2 comentários:

Débora M. da Silva disse...

Sim, é possível perceber essas influências observando as atitudes de João Romão que rouba de seus clientes, utiliza o dinheiro de Bertoleza, casa-se por interesse etc. Faz tudo o que pode para atingir seus objetivos sem pensar se o que está fazendo poderá afetar alguém de forma negativa, sendo desumano.

E.E. Caetano de Campos - Aclimação disse...

Além de tudo que vc colocou, vale destacar, conforme o trecho citado pela professora Vera, que no Livro "O Cortiço", a relação de trabalho é tão desigual que os seres humanos se "coisificam" ou se "animalizam".

Maria do Carmo