sábado, 16 de março de 2013

Darwnismo: O Cortiço

"Podemos ver , em O Cortiço, a face mais elaborada do Naturalismo.As personagens são completamente envolvidas pelo meio,que, de certa forma, devora-as. O próprio cortiço adquire, assim, a condição de uma personagem , que vai se expandindo e multiplicando a cada dia. É nesse cenário promíscuo e insalubre que testemunhamos o cruzamento das raças, a explosão da sexualidade, a violência e a exploração do ser humano, bem ao gosto da estética  naturalista".(In Abaurre. Pontara & Fadel, Português-Língua e Literatura, São Paulo, Moderna, 2002)


 
Após ler o trecho acima, comente as possíveis influências das teorias de Charles Darwin em O Cortiço e justique seus comentários com exemplos retirados do livro.




Exercício elaborado pela Profª Vera Lúcia Grando




2 comentários:

Débora M. da Silva disse...

O Darwnismo afirma que o homem descende dos animais, podemos ver isso no zoomorfismo utilizado por Aluísio Avezedo no trecho: ''via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pêlo, ao contrário, metiam a cabeça bem debaixo da água e esfregavam com força as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas da mão'' (páginas 29 e 30)

E.E. Caetano de Campos - Aclimação disse...

Débora, isso mesmo, vc entendeu a forma como o autor se utiliza da ciência para testar a sua hipótese naturalista, ou seja, o homem é fruto de seu meio.

Parabéns,

Maria do Carmo.