terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Finalistas de Concurso de Redação

As alunas finalistas do concurso de redação de 2012,das Olimpíadas de Língua Portuguesa na Escola Estadual Caetano de Campos - Aclimação, merecem destaque nesse blog. Foram orientadas pela Profª Vera Lúcia Grando.




ESCOLA ESTADUAL CAETANO DE CAMPOS- ACLIMAÇAO- SÃO PAULO- SP

PROFESSORA: Vera  Lúcia Grando

 

OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA 2012

TEMA: O LUGAR ONDE VIVO

 

I-                    5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

GÊNERO :POESIA

ALUNA VENCEDORA : GABRIELA GUEDES MARQUES

 

 

  O LUGAR ONDE VIVO

 

O lugar onde vivo é muito sujo,

todos jogam lixo no chão

e, do nada acontece um apagão.

Todo dia eu desço e subo a ladeira

e sempre passo por uma laranjeira.

 

O meu pai quer se mudar,

 eu digo que não vou me adaptar.

Aqui, tenho amigos muito legais,

mas lá ,talvez,  eu tenha paz!

 

                   Talvez eu possa ir morar,

                   mas a lua é muito solitária

                   Então, posso ir  morar na rodoviária,

                   mas lá não tem conforto.

                    Então, posso ir morar no aeroporto.

 

                    Desses lugares ,eu não gostei.

                    Talvez, tenha que ir morar no além.     

 

 

 

 

8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

GÊNERO: CRÔNICA

ALUNA VENCEDORA: LARISSA A. OLIVEIRA

 

A CIDADE DE LAYCAN

 

O lugar onde vivo é um lugar deserto, chamado Laycan. Há  fantasmas, vampiros,lobisomens. Aqui, nós chamamos os lobisomens de Laycans.Os vampiros e os laycans têm o mesmo nível de poder,por isso vivem em confronto.Já os mestiços que foram mordidos pelas duas espécies são bem mais fortes.

A minha casa fica bem longe do centro por segurança, os vampiros e laycans ficam mais

Minha rua é muito assustadora,porque, quando estou no quarto e, o sino bate meia-noite, ouço uivos, pessoas arrastando móveis no andar de cima, pessoas chamando o meu nome e muitos gritos.Já estou acostumada, mas às vezes me dá medo.

Meus pais caçam lobisomens e vampiros e, por isso precisamos ficar longe da cidade para que nada aconteça comigo.

Um dia estava voltando da escola e era tarde, umas seis e meia por aí, dei uns vinte passos em direção a minha casa e meus pais estavam mortos  no meio da praça, ajoelheindiante de seus corpos e chorei amargamente.Olhei para trás e disse vou fazer vingança; nessa hora  vi uns laycans e uns vampiros e corri mais , sem perceber e bati a cabeça.

Quando acordei estava em uma barraca com minha blusa cheia de sangue e com duas cicatrizes, dois furos no pescoço e uma mordida no ombro, estava muito atrasada para ir à escola .Então corri, mas algo estava errado em mim, comecei a virar cinzas por causa do sol e não estava conseguindo comer nada , eu já vomitava. Encontrei um garoto que me puxou do sol e me levou para a sombra.

Ele disse:”você é uma mistura de vampiro com laycan”. Aí, eu pensei:” E a hora da vingança”.

Foi quando a cidade ficou muito agitada, por causa da guerra e, todos foram mordidos. É por esta razão que minha cidade tem esse nome “ Laycan”. Lay de (Laycan) e van de (vampiro)

Este lugar onde vivo é sinistro.

2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

GÊNERO : OPINIÃO

ALUNA VENCEDORA: NATHÁLIA ALENCAR DE OLIVEIRA

 

BRASIL, UM PAÍS DE TODOS

País onde as culturas se colidem o tempo todo sem deixar a própria essência. País de felicidade, dos mais diferenciados estilos musicais, culinária rústica e única, em que  se aceitam mais pessoas de qualquer  cor, opção sexual e religiosa pela aculturação contínua. País no qual o choque de culturas não é tão impactante por acolher culturas alheias, sendo mais toleráveis as diferenças na convivência. Nele, o passado prevalece, mas deixa espaço para o futuro.

É incompreensível a falta de lógica de existir problemas no Brasil, como o preconceito com a própria cultura e, não  conseguirem  enxergar o valor econômico, ambiental e cultural. Regiões, como a do Nordeste que possui uma influência predominante em todo país, que marcou com sua história de onde  vêm comidas, danças, música e etc. Origens que são praticamente esquecidas e deixadas de lado, como nosso antepassado, e o preconceito quanto ao Nordestino, que por serem discriminados se tornam minoria em caráter social.

Se tentássemos achar uma solução para diminuir o preconceito, seria inevitável, porque acreditamos em uma coisa até que nos mostrem o contrário. A discriminação racial é mais individual, próprio do ser humano, passando até despercebida.

Assim, então, o Brasil nasceu e cresceu, não para ser um país perfeito, há suas diferenças e problemas como todo e qualquer outro país, mas é bem menor, porque  existe muito mais aculturação.

Nenhum comentário: