segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Graciliano Ramos -2A

 Erika Luana

Débora Miriam da SIlva

Trabalho de Português

I. O autor e a obra.


1- Principais dados biográficos sobre o autor.

Graciliano Ramos viveu os primeiros anos em diversas cidades do Nordeste brasileiro . Terminando o segundo grau em Maceió , seguiu para o Rio de Janeiro, onde passou um tempo trabalhando como jornalista . Voltou para o Nordeste em setembro de 1915, fixando-se junto ao pai, que era comerciante em Palmeira dos Índios, Alagoas. Neste mesmo ano, casou-se com Maria Augusta de Barros, que morreu em 1920, deixando-lhe quatro filhos.

Foi eleito prefeito de Palmeira dos Índios em 1927, tomando posse no ano seguinte. Ficou no cargo por dois anos, renunciando a 10 de abril de 1930. Segundo uma das auto-descrições, "(...) Quando prefeito de uma cidade do interior, soltava os presos para construírem estradas." Os relatórios da prefeitura que escreveu nesse período chamaram a atenção de Augusto Frederico Schmidt, editor carioca que o animou a publicar Caetés (1933).


Entre 1930 e 1936 viveu em Maceió, trabalhando como diretor da Imprensa Oficial, professor e diretor da Instrução Pública do estado. Em 1934 havia publicado São Bernardo, e quando se preparava para publicar o próximo livro, foi preso em decorrência do pânico insuflado por Getúlio Vargas após a Intentona Comunista de 1935. Com ajuda de amigos, entre os quais José Lins do Rego, consegue publicar Angústia (1936), considerada por muitos críticos como sua melhor obra.


Em 1938 publicou Vidas Secas. Em seguida estabeleceu-se no Rio de Janeiro, como inspetor federal de ensino. Em 1945 ingressou no antigo Partido Comunista do Brasil - PCB (que nos anos sessenta dividiu-se em Partido Comunista Brasileiro - PCB - e Partido Comunista do Brasil - PCdoB), de orientação soviética e sob o comando de Luís Carlos Prestes; nos anos seguintes, realizaria algumas viagens a países europeus com a segunda esposa, Heloísa Medeiros Ramos, retratadas no livro Viagem (1954). Ainda em 1945, publicou Infância, relato autobiográfico.

Adoeceu gravemente em 1952. No começo de 1953 foi internado, mas acabou falecendo em 20 de março de 1953, aos 60 anos, vítima de câncer do pulmão.

2- Escola literária a que pertence o autor.

 A escola liéraria a qual o autor frequentou é do movimento Modernista .

3- Características da escola literária.

 Liberdade de linguagem: Os modernistas fazem experimentos ousados no léxico, na sintaxe e na semântica.

Liberdade estética: Mais que característica própria de um texto, a liberdade estética é a base da postura do artista moderno, ou seja, o artista realiza as experiência que quiser, do modo que entender. Não há mais limites, ou camisas de força para a criação.

Verso livre: Durante boa parte da história do modernismo põe-se em evidência esse tipo de verso sem métrica definida.

Fragmentação do enredo: consiste na produção de narrativas concentradas na reflexão das personagens, em seus estados mentais, desprezando a trama e a estrutura narrativa organizada em começo, meio e fim.

Nacionalismo crítico: Especialmente no caso brasileiro, o modernismo fará uma revisão de nossas mazelas, denunciando-as como problemas de carácter político, desenvolvendo, uma abordagem socialista, comunista, esquerdista de nossos conflitos sociais

Banalidades de assuntos: Nesse momento, passa-se a utilizar todo e qualquer assunto, de preferência os mais triviais, não há mais assuntos sublimes próprios à arte, todos servem.

Dessacralização da arte ou Incorporação do cotidiano: O artista moderno, constantemente se diverte com o que cria, fazendo da arte um espaço de ironia, de divertimento, de humor, assumindo assim uma postura mais descontraída, diante de seu trabalho, apresentando, portanto, uma visão "menos séria" da arte e de sí mesmo.

4- Identifique e classifique a obra.

É um romance , pois apresenta uma estrutura ( espaço , tempo , narrador , enredo ) .

Nenhum comentário: