ESCOLA ESTADUAL
CAETANO DE CAMPOS - ACLIMAÇÃO
PROJETO DE LEITURA-
2016
PROFESSORA DR.ª
VERA LÚCIA GRANDO
OBJETIVOS:O Projeto de Leitura-2016, na Escola Caetano
de Campos, há como objetivo em relação aos alunos da escola:
.Fluência na leitura.
.Enriquecimento de
vocabulário.
.Contato com o desconhecido,
com o que não faz parte do cotidiano
.Despertar o gosto, o hábito
de leitura do leitor .
. Fazer pontes com as diversas áreas do conhecimento.
.Enfrentamento, perder o
medo e a timidez no ato de leitura.
.Saber ouvir o outro a ler.
.Fazer fazer leitura em voz
alta.
.Discutir e argumentar
temas.
.Interação entre alunos.
. Interdisciplinaridade.
. Obter pontos para
composição das notas bimestrais.
SUJEITOS: Ensino Fundamental : 7 ano B, 8ano A. Ensino Médio:
1 A, 1B, 1C, 1D.
MATERIAL: Foram
eleitos livros da Biblioteca da Escola Caetano de Campos, tais como:
. História Diversas de Monteiro Lobato (7B).
. Mil e uma Noites, Contos Árabes,
trad. Ferreira Gullar ( 7B, 8 A).
.Calvin e Haroldo , Os
Dias Estão Todos Ocupados,de
WATTERSON, Bill. ( 7B)
.Várias Histórias, Machado
de Assis ( 1 A, 1B, 1C, 1D).
. A Hora da Estrela , Clarice Lispector ( 1B)
. Dicionários e Enciclopédias
.
. Internet.
METODOLOGIA: A
sala de Leitura da escola serviu de apoio de encontros com os alunos sujeitos. Lá com o apoio de Rosane Esteves, Profª da Sala de
Leitura, foram feitas as leituras junto aos alunos semanalmente, no período da
manhã, às terças-feiras e no período da tarde, geralmente às sextas-feiras.
Foram
utilizadas várias técnicas para o ato da leitura: compartilhada, a professora
lia para os alunos que ainda não dominam a alfabetização repetirem, escolha
entre os pares desde que todos fossem chamados para ler, escolha pela
professora, um aluno escolhe outro de
sexo oposto ao seu.
Havia
um preparo anterior ou posterior da leitura em relação aos livros , muitas
palavras foram pesquisadas na Sala de Leitura, em classe, ou em casa para
facilitar a compreensão dos textos lidos.
Ao
final da leitura de contos ou partes dos livros, houve muitas vezes debates
sobre os temas apresentados com o intuito de desenvolver a oralidade, a
argumentação, a observação, a interação entre os alunos.
Resultados:
A-
Das dificuldades:
1-
Indisciplina,
conversa entre alunos, agressões verbais entre alunos e às vezes, ao se
dirigirem ao professor, recusa de ler ;
2-
Alguns alunos
não leem sem que a professora leia antes um trecho para eles repetirem. Foram
observados que de quatro alunos da 7B que precisavam dessa técnica , todos
superaram essa dificuldade e agora todos leem fluentemente. Já no 8º ano A, havia
dez alunos com a mesma dificuldade, todavia cinco leem no momento com mais
fluência. No Ensino Médio, apenas três alunos necessitavam dessa técnica, mas
atualmente há apenas um.
B-
Das Palavras desconhecidas
Foram pesquisadas até o presente momento 458 palavras nos livros lidos, sendo
que 259 são de Várias Histórias ,de
Machada de Assis,100 palavras são de
Histórias Diversas, de Monteiro Lobato,49
palavras pertencem ao livro Hora da Estrela, de Clarice Lispector e 40 palavras de Mil e uma Noites, trad. De
Ferreira Gullar,10 palavras de
Calvin e Haroldo.
Comentários:
É notório que houve um enriquecimento vocabular dos alunos
que passaram pelo processo de leitura e pesquisa, entretanto, observa-se que na
média de seis turmas , em um total de 210 alunos, dezessete alunos apresentaram
mais dificuldade no ato de leitura , fator que é relevante no momento da
execução de provas como APP- Aprendizagem em Processo e demais avaliações
executadas em classe, pois esses alunos não conseguem ler sozinhos textos
longos.
Vale lembrar que o comportamento do aluno influi na
aprendizagem, uma vez que muitos estão mais preocupados em observar o que há no
celular que seguir o texto na íntegra e que nem sempre são os mesmos alunos que
se recusam a ler, depende dos humores, e das vontades deles no momento da leitura
e do interesse pela nota bimestral.
Essa prática de leitura no meio escolar é vital para
que o aluno perceba que nada é isolado, que as histórias podem enriquecer o seu
conhecimento, possibilita soluções
internas, psicológicas por identificação com os problemas encontrados nos
textos , principalmente quando ocorrem discussões em final de leitura de
contos. Também o aluno tem oportunidade
de obter contato com realidades que fogem à sua
e fazer pontes entre as várias disciplinas estudadas na escola.
O sétimo ano-7B
é a classe que mais rendeu em leitura, pois terminaram Histórias
Diversas, mas continuam lendo Calvin e Haroldo e Mil e uma Noites.
O 8oitavo ano- 8 A – leu 131 páginas até o momento,
apresenta uma turma com mais dificuldades de leitura.
No Ensino Médio – 1 A,C,D leram oitenta páginas até o
momento de Várias Histórias.Já o 1B terminou de ler Várias Histórias e leem no
momento A Hora da Estrela.
]
REFERÊNCIAS
ASSIS,
Machado. Várias Histórias. Clássicos. São Paulo, Escala Educacional,2008.
GULLAR,
Ferreira. As mil e uma noites. Trad. Ferreira Gullar, Rio de Janeiro,
Renan , 2010.
LISPECTOR,Clarice.A
Hora da Estrela.Rio de Janeiro, Rocco, 1998.
LOBATO,Monteiro.
Histórias
Diversas.Ilustrações Elisabeth Teixeira, São Paulo, Globo, 2011.
WATTERSON, Bill. Os Dias Estão Todos Ocupados, As Aventuras de Calvin e
Haroldo. Tradução de Alexandre Boide. Ed. Abril, 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário