domingo, 16 de agosto de 2015

Redação - 3º Bimestre - 2º Ano do EM



1      A partir da introdução dada, desenvolva um texto argumentativo. Para isso, pesquise sobre o assunto e depois redija o seu texto. Coloque um título, um argumento favorável, outro argumento desfavorável ou diferente do apresentado anteriormente. Aponte soluções ou projetos para diminuir os problemas e por fim, conclua  a sua argumentação. Lembre-se que para cada item dado acima, você começa uma nova ideia, portanto abrirá um novo parágrafo.


Tema: Educação e Empregabilidade

Introdução:
 Os trabalhadores procuram programas de ampliação de escolaridade não para conseguir trabalho ou uma posição mais favorável, mas para não perder o emprego atual. Hoje, a exigência é pelo Ensino Médio, fato muito diferente das condições necessárias do final do Império e início da República, haja vista a personagem Pombinha, a única moradora  que sabia ler e escrever no Cortiço de João Romão, onde havia noventa e cinco casinhas construídas e habitadas.


domingo, 9 de agosto de 2015

Nossa Língua - TV Cultura - Prof.º Pasquale


Material preparado pela Prof.ª Vera Lúcia Grando


Vol.1

1- O que você entendeu sobre os itens abaixo, após ter visto o vídeo 1?

a- A Língua Portuguesa.
b- A língua Tupi.
c- A Língua de Camões.


2- Você gostou dos conteúdos abordados?


Vol.2

1- Discorra sobre os itens abaixo:

a- Influências da Língua Africana no Português.

b- Influências da Língua Francesa no Português.


2- Cite palavras de origem:
a- africana:
b- francesa:
c-tupi:












quinta-feira, 6 de agosto de 2015

CONTOS DE FADAS

Texto redigido por Vera Lúcia Grando


PROJETO DE LEITURA


Contos de   Fadas








Na sala de Leitura da Escola Estadual Caetano de Campos, a Professora Vera Lúcia  Grando vem desenvolvendo, neste ano de 2015 , com o auxílio da Prof.ª da sala de Leitura, Ana Junqueira, um projeto de leitura de Contos de Fadas  com a classe de 7º ano A.
Foram estabelecidas duas aulas semanais de leitura, embora possam ocorrer fatores que prejudiquem  essa frequência, como feriado, planejamento, reunião de pais e mestres, eventos....
O livro Contos de Fadas de Perrault, Grimm,  Andersen e outros é o objeto de estudos e leitura dos alunos, tendo em vista a fruição, a interpretação, a posição do leitor como sujeito no diálogo estabelecido entre   autor/narrador e leitor/aluno , além da busca de vocabulários para ampliar o universo linguístico  da forma  escrita , em especial , a ortografia e os sentidos múltiplos que um termo pode ter conforme o contexto e situação  no qual foi aplicado.
No primeiro dia de contato com o livro, a professora Vera fez a apresentação do livro interagindo com os alunos em um processo de perguntas, respostas e apontamentos, de forma a explorar   os elementos constituintes do livro: capa, editora, autor,   ano  e local da publicação. A seguir, explicou as diferenças entre os autores das várias épocas, sinalizando os contextos da História e Geografia. Além disso, comentou qual o papel de um tradutor, pois o livro foi traduzido por Maria Luiza X. de A. Borges, editora Zahar.
A primeira leitura , Um eterno encantamento, apresentação do livro feita por Ana Maria Machado, foi compartilhada, todos os alunos tiveram a oportunidade de ler , todavia houve alunos  que se recusaram a fazê-la, ou por timidez ou por vergonha, ou por falta de domínio das letras. Fez-se   a pesquisa do vocabulário desconhecido, a interpretação do texto, o levantamento do conhecimento prévio a partir do aluno sobre o que é um conto de fadas. E por  último , observou-se que a apresentação de Ana Maria machado é do gênero relato, o qual é inserido no caderno do aluno do 7º ano  escolar.




Os contos de Charles Perrault foram  lidos na sala de Leitura e a partir deles, houve um levantamento de  vocábulos desconhecidos e procura de palavras escritas com ss, rr, nh, , x, z, g, lh, . Pediu-se para cada conto uma letra. Os alunos gostaram muito dessa atividade, pois além de procurarem, observarem e anotarem, ganhavam um ponto de participação  a cada cinco palavras encontradas.
Na sala de aula, os alunos trabalharam interpretação e escrita:
1-Criaram uma moral da história para o conto Cinderela ou o Sapatinho de Vidro.
2- Responderam à pergunta “ O que você faria se seu pai ou sua mãe quisesse se casar com você?”  após a leitura do conto Pele de Asno.
3- Fizeram a reescrita do conto O Gato de Botas ou O Mestre Gato.
4- Para o conto O Pequeno Polegar , fez-se a pergunta o que você faria se estivesse no lugar de Polegar  e tivesse as botas voadoras? Os alunos produziram um texto dando um desfecho diferente daquele ocorrido no conto, a partir da escrita oferecida pela professora: Se eu fosse Polegar...
5-Produziram uma notícia a partir do título oferecido pela professora “ Lobo faz mais uma vítima “ , depois da leitura de Chapeuzinho Vermelho.
6- Tiveram de encontrar uma solução para a esposa de Barba Azul, dando continuidade a este texto: A mulher esperava os irmãos, mas eles não chegaram a tempo, pois Barba Azul, estava com o cutelo no ar para cortar a cabeça dela, foi quando....

Finalizados os contos de Perrault, os quais tinham um fundo moral mais severo, haja vista que era a Idade Média e os contos tinham também um caráter educativo, leu-se o conto A Bela e a Fera , de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont.
Desta vez, foram pesquisadas palavras que apresentassem a letra j e foi produzido um texto individual  a partir do texto oferecido,:
Quando cheguei ao Palácio da Fera, senti...Daquele momento em diante, fiz uma previsão sobre o meu futuro.....

Jacob e Wilhelmen Grimm foi o terceiro momento de leitura de contos de fadas. Foram lidos mais três contos antes de acabar o primeiro semestre. E as letras sc, ç e u foram os itens a serem pesquisados nesta etapa. Para o conto A Bela Adormecida, foi feita uma recuperação dos fatos aleatoriamente. Cada aluno deveria dizer uma palavra ou frase ou passagem do conto. Para Branca de Neve, foi solicitado uma reescrita , mas o aluno deveria relatar os fatos , pois participou da história. Para o Conto Chapeuzinho Vermelho, houve uma pesquisa comparando as diferenças entre as narrações de Perrault e irmãos Grimm, por exemplo bolinho com potinho de manteiga x bolinhos e garrafa de vinho para vovó;  lobo come vovô e Chapeuzinho e a história se acaba versus  avó e Chapeuzinho foram retiradas da barriga do lobo pelo caçador.

No segundo semestre, os alunos continuaram animados a fazer leituras de Jacob e Grimm. Leram Rapunzel, João e Maria e fizeram a pesquisa de palavras com as letras b e c.
Finalizados os contos desses autores, Hans Christian Andersen passou a ser o objeto de leitura com seus contos A Roupa Nova do Imperador, O Patinho Feio, A Pequena Vendedora de Fósforos, A Pequena Sereia . Trabalharam a pesquisa com as letras d, f,g.

Em 17 de outubro, houve a Mostra Cultural na Caetano de Campos e os alunos puderam apreciar os seus trabalhos expostos á comunidade, dentre eles estavam os desenhos que fizeram das personagens dos Contos de Fadas. Cada um escolheu seu personagem preferido dentre as histórias lidas na Sala de Leitura.


Depois da Mostra Cultural, foram lidos outros contos que encantaram os alunos: A princesa e a ervilha , de Hans Christian Andersen, João e o pé de feijão e A história dos Três porquinhos, de Joseph Jacobs e por último A história  dos três ursos, Anônimo.

Ao término da leitura os alunos apontaram o contos A história dos três Porquinhos como a mais engraçada , seguida de A história dos três ursos. Uma aluna mencionou o conto A Bela e a Fera , pelo fato de ser  emocionante. 

Esses últimos contos estavam na memoria recente dos alunos. Talvez não tenham mencionados mais contos, porque não se lembraram dos fatos ocorridos nos outros contos ou porque não foram significativos.











terça-feira, 4 de agosto de 2015

Mutum- Filme de Sandra Kogut





Assista a esse filme e responda ao questionário  abaixo.


Escolha apena uma alternativa

1- O linguajar do filme "Mutum" é:

(  ) cheio de palavras de nível alto.
(  ) Precário de palavras , quase monossilábico.
(  ) De baixo -calão.
(  ) Difícil de entender, cheio de conversas.
(  )Linguagem do Sul do Brasil.
(  ) Linguagem inteligível nas falas das personagens.


2- A região descrita é de Minas Gerais, onde há a cidade de Mutum. Pode-se dizer que:

(   ) é rica de plantações, fauna, de animais selvagens.
(   ) a lavoura é de subsistência, precária de recursos para a família de Thiago em Mutum.
(   ) nota-se riqueza de classe social no sítio em que as personagens viviam.

3- Provavelmente Felipe faleceu, tendo por causa de morte :

(   ) tétano
(  ) Diarreia
(  ) Febre amarela
(  ) Raiva


4- Esse filme foi uma adaptação da obra de Guimaraens Rosa, Campo Geral, por Sandra Kogut.

a- Você gostou do filme?

b- Quais foram as impressões deixadas em você a respeito do filme?



PS: MATERIAL ELABORADO POR VERA LÚCIA GRANDO

domingo, 2 de agosto de 2015

3º Bimestre de 2015 - 2º Ensino Médio

PERGUNTAS INTERDISCIPLINARES ELABORADAS PELA PROFESSORA VERA LÚCIA GRANDO


Pgs.12 e 13

1 1-    No Brasil em 1789, ainda as ideias iluministas levaram pessoas a atitudes que culminaram na Inconfidência Mineira e,  na Europa, França, Paris, essas ideias transformavam em realidade os ideais defendidos pelos filósofos iluministas.
a-      Qual foi a Revolução desse período ocorrida na França?
b-      Com o final do Século das Luzes o que  mudou no cenário da França?
c-       Que documento foi elaborado naquela época que nos influencia até hoje no nosso jeito de pensar e agir e que a partir desses artigos somos julgados pelo povo, juízes, amigos, familiares ?
d-      Qual a diferença entre heróis solitários e indivíduos a partir desse cenário? Qual deles você prefere?


P.14 e 15

22-      O que consolidou o capitalismo como novo sistema econômico?
33-      Elabore a diferença entre a interpretação de beleza feita pela:
a-      Nobreza:
b-      Burguesia:
c - Por você aluno:
44-     Como eram os leitores daquele  contexto de produção literária?
a-      Nobres:
b-      Burgueses:
c-  E a sua atualmente:

P.16 e 17

5- Dê a diferença entre razão e emoção. Qual delas você escolhe?
6-Como nasceu o ideal nacionalista?
7- O que é abandonado na linguagem romântica?
8- Que características apontam a preocupação do olhar do autor romântico?

Referência

ABAURRE,  Maria L., ABAURRE  Maria Bernadete M. et PONTARA, Marcela : PORTUGUÊS .  V.2  Moderna. São Paulo, 2013.